Pandemia dá sinais de arrefecimento em Estância Velha

Por ACI: 30/03/2021

Assim como outros municípios, Estância Velha também registra redução do número de novos casos de Covid-19 e pacientes com a doença internados. A informação foi confirmada pela secretária municipal de saúde, Cláudia Pires, e pela diretora do Hospital Municipal Getúlio Vargas (HMGV), Juliana Feltes, durante reunião do Comitê Regional da ACI, nesta terça-feira, 30. Cláudia e Juliana foram convidadas pelo vice-presidente Leandro Kollling e receberam os agradecimentos dos participantes pelo excelente trabalho realizado.

Conforme Juliana, 16 pacientes estão internados no hospital (eram 26 na semana passada) e apenas dois estão entubados. O HMGV – que dispunha de quatro ventiladores próprios e três (doados) para suporte em transferências – recebeu na semana pasasda outros dois ventiladores do Ministério da Saúde, que já estão em operação. O fornecimento de oxigênio pela empresa contratada está normal, sendo efetuado diariamente (no casos de cilindros) e de dois em dois dias (tanque).

Apesar da melhora da situação, o HMGV enfrenta dificuldades para aquisição de alguns tipos de medicamentos. “Estamos racionando os estoques e solicitando à população que continue a seguir os protocolos sanitários, como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool gel”, disse Juliana.

De acordo com a secretária Cláudia Pires, 4.505 pessoas foram vacinadas até a última segunda-feira, 29. A expectativa é de aceleração do ritmo de vacinação esta semana com a chegada de novas doses, a disponibilização do sistema drive thru e a manutenção do horário ampliado de atendimento do Centro Covid.

Outros assuntos tratados

Projetos - Durante a reunião, Leandro Kolling destacou dois projetos aprovados recentemente pela Câmara de Vereadores. Um deles prorroga o pagamento do IPTU para 10 de maio, beneficiando cidadãos e empresas locais, e outro estabelece multa de R$ 2 mil para quem for pego sem uso de máscara no município.

Páscoa - O Comitê Municipal de Turismo (Comtur), do qual a ACI também participa, realiza uma ação voltada à Páscoa. O coelho Pascolino, símbolo da campanha, faz veiculações em redes sociais para engajar a população às celebrações on-line.

Medidas emergenciais – O diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch, destacou que a entidade aguarda para os próximos dias o anúncio da reedição de medidas de apoio às empresas atingidas pela pandemia, como a redução da jornada e do contrato de trabalho por um período determinado, que em 2020 permitiram a continuidade das atividades de milhares de empresas em todo o país.

Ensino – O diretor do Instituto Ivoti, Éverton Augustin, anunciou a realização, no final de junho, do 8º Congresso de Ensino Superior, que ocorrerá em formato on-line. O evento será gratuito aos participantes e terá o tema Formação e transformação: o papel da educação neste processo. Terá o apoio de entidades empresariais gaúchas e a participação de especialistas em educação, como Cláudia Costin, ex-secretária de educação do Estado de São Paulo, e a diretora de formação da Universidade de Goettingen, Alemanha, que se destaca pela pluridocência, isto é, a formação simultânea de profissionais em mais de uma área do conhecimento.

Receba
Novidades