Novo Ensino Médio da IENH propõe três opções de itinerários para os estudantes

Por ACI: 13/09/2021

Internacionalização, Ciências da Natureza e Matemática e Tecnologia da Informação são ofertados aos alunos

Protagonismo do estudante é o que prevê o Novo Ensino Médio nacional. Isso será proporcionado pela IENH – Unidade Fundação Evangélica por meio da oferta de uma variedade de itinerários formativos, o que possibilita ao aluno escolher e desenvolver o projeto de vida de forma alinhada às expectativas para o futuro. 

Três opções de itinerários serão oferecidas pela Instituição: Internacionalização, com aprofundamento nas áreas de Linguagens e Ciências Humanas, itinerário com componentes curriculares que serão ministrados por meio da Língua Inglesa e que visa auxiliar os estudantes que têm em seus horizontes o desejo de buscar oportunidades no exterior ao final desta etapa; Ciências da Natureza e Matemática, que favorece os aprendizes que vislumbram a possibilidade de continuar seus estudos em cursos da área; e Tecnologia da Informação, que desafia os alunos na criação de soluções inovadoras, no desenvolvimento de sistemas em processos de comunicação de dados e na gestão da infraestrutura de dispositivos tecnológicos.

De acordo com a Coordenadora Pedagógica da Unidade, Daniele Blos Bolzan, a variedade de itinerários formativos é ideal para “atender a multiplicidade de interesses dos estudantes” dessa forma “garantindo o aprofundamento acadêmico nas áreas do conhecimento e a  formação técnica profissional, contemplando as habilidades socioemocionais em todas as ofertas", diz. Com o Novo Ensino Médio, Viver IENH, também é “viver a sua escolha”, de acordo com a Coordenadora Daniele. 

Construção do currículo

Para a seleção dos itinerários, diferentes pesquisas e análises foram realizadas. Alunos, professores e equipe escolar foram escutados no processo e, além disso, os dados de egressos também foram verificados. Daniele diz que o projeto traz “uma pitada de inovação, mantendo algumas características importantes do DNA da IENH” no currículo. 

As aulas do Novo Ensino Médio brasileiro serão compostas por dois blocos: a Formação Geral Básica, com carga horária destinada ao desenvolvimento de competências e habilidades previstas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e pelo Itinerário Formativo, cujo arranjo curricular é de responsabilidade de cada escola que tem autonomia na sua construção. 

O currículo do Ensino Médio na modalidade diurna da IENH é composto de 35h/a semanais, no somatório dos blocos Formação Geral Básica + Itinerário Formativo. As aulas acontecem todas as manhãs e terças e quintas à tarde. Os alunos do Ensino Médio ainda podem escolher cursar a Formação Geral Básica e, como itinerário, um dos Cursos Técnicos noturnos (Comércio Exterior, Administração, TI e Logística).

Fonte/Associada: IENH

Receba
Novidades