Economia também é vida

Por ACI: 26/03/2020

Definimos a competitividade como pauta central do nosso mandato na presidência da Assembleia Legislativa. Competitividade significa criar um ambiente mais adequado para que o setor produtivo gere emprego e renda. Mas eis que viria no meio do caminho a maior crise da história recente da humanidade: a pandemia do novo Coronavírus. E ela derrubou quaisquer previsões, planejamentos e aspirações que pudéssemos ter no curto prazo, modificando inclusive o fluxo das instituições. Mas isso não nos paralisou.

A Assembleia se uniu imediatamente aos demais poderes para alinhar as iniciativas de prevenção ao vírus, com prioridade total à saúde da população. Aprovamos com urgência as medidas apresentadas pelo Governo do Estado. Mas, ao mesmo tempo, vamos manter a competitividade no centro das nossas preocupações. Em um momento de crise, ela se torna ainda mais relevante, pois significa capacidade de resistir à maré negativa.

Estamos tomando precauções importantes em relação à saúde, mas precisamos tratar também do gigantesco abalo econômico e social que se desenha. Começam a aumentar as terríveis notícias do impacto decorrente da paralisação: empresas fechando, trabalhadores sendo demitidos, arrecadação arruinando. Assim como na área sanitária, no desenvolvimento temos de nos preparar para o pior. Não se trata de colocar a vida em segundo plano; pelo contrário, a economia também tem implicação direta no bem-estar das pessoas. Estudos científicos mostram as consequências das depressões econômicas na saúde humana, inclusive com aumento de mortes.

Devemos, portanto, ter a dimensão real desse problema e construir respostas imediatas – com a urgência e a gravidade que a situação exige. Nossos setores produtivos precisam ficar de pé, especialmente os que geram alimentos, mas também os demais: do pequeno comércio aos serviços em geral, todos! E qualquer área depende de competitividade.

O Parlamento gaúcho se compromete em manter e avançar na análise das pautas de proteção e estímulo à produção e ao desenvolvimento econômico e social do Estado. Pois precisamos construir juntos a travessia da crise. Todos por todos, irmanados mais do que nunca. Em nome da vida.

Ernani Polo – ernani.polo@al.rs.gov.br
Deputado estadual (Progressistas) e presidente da Assembleia Legislativa do RS

Receba
Novidades