Desafio SENAI de Projetos Integradores

Por ACI: 21/10/2021

O principal objetivo é desenvolver Projetos Técnico-Pedagógicos visando aproximar nossos alunos ao cotidiano industrial, podendo também contribuir com melhorias e soluções inovadoras para as indústrias participantes.

Após cadastrar o seu desafio o SENAI-RS avaliará, por meio de uma banca técnica, a aderência aos seguintes critérios:

• Aderência do nível de complexidade do desafio/problema à educação profissional básica e técnica;
  • Permitir que os alunos exercitem a busca de soluções que podem ser incrementais ou mais inovadoras para o problema;
  • Aderência do problema às áreas dos cursos ofertados na região;

Os desafios classificados serão divulgados aos nossos alunos de todo o estado, e caso sejam escolhidos, se converterão em projetos dos cursos de educação profissional básica e técnica que depois de concluídos, participarão de exposições estaduais e nacionais.

Confira as etapas do Desafio:

1. Cadastros dos desafios por parte das indústrias interessadas no site: www.senairs.org.br/desafio - de 10/10 a 10/11/2021
  2. Seleção dos desafios pela banca técnica e divulgação às Unidades que comunicarão os resultados para as empresas - 30/11/2021
  3. Divulgação dos desafios para os instrutores e alunos do SENAI-RS que aderirem aos desafios - 01 a 10/12/2021
  4. Formalização e desenvolvimento dos projetos pelas equipes e instrutores orientadores - 21/02 a 30/10/2022
  5. Exposição dos projetos nas Mostras Técnicas estaduais INOVA SENAI RS e Mundo SENAI - Novembro de 2022

O Desafio SENAI de Projetos Integradores é uma iniciativa presente no Brasil inteiro para desenvolver em nossos alunos a capacidade de trabalhar em grupo, propor ações inovadoras e pensar de forma empreendedora. Essas competências são cada dia mais requeridas nas organizações, onde o trabalho em equipe com profissionais de diversas áreas tem se mostrado fundamental para o alcance dos resultados.

Para a etapa estadual, os alunos de cada unidade do SENAI-RS devem formar equipes envolvendo, no mínimo, dois cursos diferentes, para a apresentação de soluções inovadoras para problemas reais da indústria.   Os alunos devem elaborar projetos, protótipos e participar de exposições.

Os professores têm papel de orientar os alunos, embora não façam parte das equipes. Os projetos devem fazer relação com o que é trabalhado em sala de aula, compondo o currículo dos cursos.

COMO SUA EMPRESA PODE PARTICIPAR?

A empresa preencherá o formulário, através do link: www.senairs.org.br/desafio

Para cadastrar o desafio a ser resolvido serão necessárias as seguintes informações:

• Nome do desafio (demanda): Pense em um nome atrativo, que represente bem o contexto da situação a ser trabalhada, mas que retrate o problema.
  • Descrição resumida: Elabore um parágrafo com a descrição da situação a ser trabalhada. Resuma o desafio que os alunos devem superar. A descrição resumida pode ser a pergunta que encerra a descrição detalhada.
  • Benefícios esperados: O que você espera das propostas dos alunos, descrição com itens objetivos. Ex: Diminuir custos, diminuir risco de acidentes, reduzir tempo de realização de uma atividade, criação de um novo produto. Os benefícios podem ser baseados nos impactos sociais, econômicos, científicos e ambientais esperados.
  • Detalhamento: Deve incluir o maior volume possível de informações sobre o cenário do problema que deve ser superado. Quanto mais informações forem fornecidas maior a probabilidade da solução se ajustar a sua realidade. O detalhamento pode ser construído em três blocos:
  • 1. Contextualização: Breve histórico da empresa e apresentação da área onde foi observado o problema.
  • 2. Descrição: Descrição do problema com o máximo de detalhamento para ajudar na compreensão.
  • 3. Fechamento: Pergunta que resume todo o problema. Normalmente pode ser construída por meio da sintaxe.
  • Restrições: Diga o que a solução não pode ter ou quais soluções já foram tentadas e não deram certo ou ainda valores máximos que a proposta deve alcançar.
  • Estado
  • Área de atuação
  • CNPJ
  • Porte da empresa
  • Nome de representante da empresa
  • E-mail do representante da empresa
  • Telefone do representante da empresa
  • Para qual Unidade do SENAI-RS você sugere este desafio?

Os formulários preenchidos irão automaticamente para o e-mail: carina.lechner@senairs.org.br

Caso seu desafio seja aderido por nossos alunos, será firmado Termo de Cooperação entre o SENAI e sua empresa.

Fonte/Associada: Instituto SENAI de Tecnologia em Calçado e Logística