Comitê de Recursos Humanos debate sobre diálogos mais assertivos

Por ACI: 25/03/2019

Novo Hamburgo/RS - Como ter diálogos mais assertivos. Vamos aprender a conversar? O tema foi a pauta do Café da Manhã promovido na segunda-feira (25), pelo Comitê Regional de Recursos Humanos (CRERH) da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. A Relações Públicas Vivian Laube, diretora da LF Comunicação Integrada, abordou tópicos como comunicação empática e não violenta, sentimentos e emoções, simpatia e empatia, feedback assertivo e aprendendo a elogiar.

Ao diferenciar simpatia e empatia, a palestrante foi clara ao citar Marshall Rosenberg, psicólogo americano, falecido em 2015, que afirmou que "empatia é a compreensão respeitosa do que os outros estão vivendo". Para isso, segundo explicou, é preciso acionar a escuta ativa, aquela em que se mostra interesse pelo que se está ouvindo do outro, para que haja uma conexão de fato. "Para ser mais assertivo é fundamental desenvolver sua objetividade, sua habilidade de argumentação, a autoconfiança. Pessoas assertivas demonstram credibilidade e compromisso com a verdade e a ética", pontuou Vivian.

Ao estabelecer relacionamentos, sejam eles pessoais ou profissionais, baseados em honestidade e empatia, é possível atender às necessidades de todos. A palestrante ressaltou que é difícil falar de si. Porém, é desta forma que ocorre a conexão. "É necessário mostrar as vulnerabilidades, com uma comunicação não violenta, de forma que seja possível o outro lado se tornar receptivo, oferecendo então consideração e apoio", ensinou ela, ao destacar que as empresas precisam estar abertas para cooperar e dialogar com seus colaboradores. "É uma mudança de comportamento. É preciso se colocar no lugar do outro, sem nossos pré-julgamentos. São posições diferentes que geram a busca de soluções. E isso é muito importante para a tomada de atitudes", complementou.
  
A condução do evento ficou a cargo do coordenador do CRERH, Luís Mendes, e o patrocínio do Café da Manhã foi de Guten Appetit Alimentação e Serviços, e Unimed Vale do Sinos.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 25/03/2019

Receba
Novidades