Comitê da Regional ACI Estância Velha faz sua primeira reunião desta gestão

Por ACI: 19/02/2020

Estância Velha/RS – Coordenada pelo vice-presidente Leandro Kolling, a primeira reunião do Comitê da Regional ACI Estância Velha ocorreu na terça-feira (18), tendo como convidado o professor, consultor e empresário Olivério Maria Ferreira.

Professor Olivério, mestre em Engenharia da Produção e proprietário da Oliver Consultoria Organizacional Ltda, abordou sobre o tema “Perspectivas e Estratégias para 2020”. Ele aconselhou uma atuação das empresas com muito cuidado, com os pés no chão, sugerindo um otimismo moderado. Concordou que há uma expectativa de crescimento, apesar do PIB (Produto Interno Bruto) baixo no ano anterior, ressaltando que 2019 foi atípico para a economia e política no Brasil, com grandes transformações, destacando a Reforma da Previdência, a taxa Selic e os saques do FGTS. Em contrapartida, mencionou que há muitas ameaças, como os problemas ambientais em Brumadinho, vazamento de óleo nas praias do nordeste, situação da Amazônia e outras como a guerra comercial entre EUA e China, e o Coronavírus.

“Com as reformas administrativa e tributária, o Brasil será muito mais competitivo. Quanto às empresas, acredito na importância do propósito, das empresas reformularem, se necessário, seus modelos de negócio, de investirem nas pessoas, pois suas competências, habilidades e conhecimentos são essenciais para o alcance dos resultados. Reforço a importância do planejamento estratégico e o papel fundamental que a liderança possui em todos os processos”, observou ele.

"Nosso primeiro encontro foi de importantes contribuições por parte do palestrante, bem como dos integrantes, com foco no empresariado e projetando o ano de 2020", ressaltou o vice-presidente da Regional.

De Zotti Comunicações
Em 19/02/2020