Cidadania e questões fiscais integraram as palestras da ACI no Projeto Consciência Tributária

Por ACI: 07/06/2017

Novo Hamburgo/RS – Mais de 1.100 estudantes e 150 professores estiveram envolvidos no ciclo de palestras do projeto Consciência Tributária desenvolvido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Em sua 13ª edição, e realizado através da vice-presidência de Serviços, a ação promoveu este ano diversas atividades de educação junto às escolas.

Durante a programação, o tema da conscientização tributária englobou alunos das cidades de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Eles recebem um reforço de informações sobre cidadania e questões fiscais. Na primeira semana de junho, de acordo com o Impostômetro de São Paulo, conhecido termômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) que calcula em tempo real o total de impostos, taxas e contribuições arrecadado no país desde o início do ano, alcançou a marca de R$ 900 bilhões. Neste ano, conforme estudo do IBPT (Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação), a data de 01 de junho marcou o total de dias que o brasileiro trabalhou apenas para pagar impostos. O estudo considera a tributação incidente sobre rendimentos, formada pelo Imposto de Renda Pessoa Física, contribuições previdenciárias e sindicais; e a tributação sobre o consumo de produtos e serviços, como PIS, COFINS, ICMS, IPI, ISS, etc; e a tributação sobre o patrimônio, onde se incluem IPTU, IPVA. As taxas de limpeza pública, coleta de lixo, emissão de documentos e contribuições, como no caso da iluminação pública também são consideradas. E este foi um dos temas abordados durante os encontros com os alunos.

"Estas ações também passam a ser desenvolvidas no decorrer de todo o ano, basta a escola entrar em contato com a ACI para agendamento. Tratar sobre o pagamento de tributos não é uma particularidade brasileira. Pelo contrário, a cobrança de impostos é uma ferramenta utilizada pelos governos do mundo inteiro há centenas de anos para viabilizar a administração pública dos serviços oferecidos à população. O que se debate, no nosso País, é a qualidade da contrapartida dos valores bilionários que pagamos em todas as esferas, municipal, estadual e federal. Por isto atuamos de forma constante e contínua, para que todos os brasileiros estejam conscientes do quanto pagamos para termos este retorno desejável para o bem-estar da população", destaca a vice-presidente de Serviços da ACI, Tanha Schneider.

O encerramento das atividades ocorreu na terça-feira (06), na Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, com a palestra do diretor de Relações Institucionais da ACI Marco Aurélio Kirsch.

As palestras foram ralizadas, através de bate-papo com ministrantes voluntários, nas escolas:

* Colégio Luterano Arthur Konrath, em Estância Velha, com alunos da 8ª série, com o palestrante César Weber;
  * CEI, reunindo várias escolas em Campo Bom, com alunos do 9º ano, com os plaestrantes Marco Aurélio Kirsch e Rodrigo de Castro;
  * IENH, em Novo Hamburgo, para alunos do 1º ano do ensino médio, com o palestrante André Arrué;
  * Colégio Santa Catarina, em Novo Hamburgo, para alunos do 9º ano, com o palestrante Rodrigo de Castro;
  * Colégio Pio XII, em Novo Hamburgo, com alunos da 8ª série, com a palestrante Claudia Bressler;
  * Escola de Aplicação Feevale, em Novo Hamburgo, com alunos do 1º ano do ensino médio, com a palestrante Jessica Benetti de Oliveira;
  * EMEF Martha Wartenberg, em Novo Hamburgo, para alunos do 8º e 9º anos, com o palestrante César Weber;
  * Secretaria de Educação de Novo Hamburgo, com os 50 professores, tendo como palestrante Marco Aurélio Kirsch.

De Zotti – Assessoria de Imprensa
Em 07/06/2017