Case de sucesso: veja como Marisol evoluiu com a consultoria da Kienbaum

Por ACI: 08/11/2019

Um dos processos mais sensíveis no âmbito corporativo é o da sucessão empresarial, ainda mais quando o negócio é familiar. Este post traz um case de sucesso sobre o assunto, utilizando a história da empresa Marisol para você entender melhor a estruturação e desenvolvimento deste processo, tendo uma amostra de como a Kienbaum presta serviços na área.

O que é a sucessão empresarial?

É um processo de transferência do controle organizacional que ocorre em cargos estratégicos em que, resumidamente, o gestor ocupante daquele posto de trabalho passa suas responsabilidades a um sucessor.

Qual a história da empresa Marisol S.A?

Fundada em 1964, sua atuação é destaque no setor vestuário brasileiro, sob o lema de “vestir o corpo e a alma das pessoas”. Com instalações no Ceará e Santa Catarina, a organização tem marcas famosas, como Marisol, Lilica Ripilica e Tigor T. Tigre, e está sempre antecipando as tendências do mercado.

O comprometimento da Marisol com a comunidade local, colaboradores, investidores e fornecedores é notada pela preocupação com a transparência. Seus documentos societários são disponibilizados no site da companhia, assim como os demonstrativos financeiros e balanços anuais com indicadores sociais.

Os bons resultados obtidos são creditados à governança corporativa que, segundo Giuliano Donini, atual presidente da empresa, é fator priorizado desde quando seu tio e depois o pai ocupavam o cargo.

Como a Kienbaum contribuiu com a Marisol?

Há 18 anos, nossa parceira chegou até nós a fim de realizar o plano de sucessão, processo que envolveu Donini, o irmão e mais três executivos da companhia. A presidência era então ocupada pelo patriarca da família.

A etapa sucessória durou 7 anos, sem postergações, período longo projetado de acordo com as ambições dos dirigentes da Marisol. Segundo o atual CEO da empresa, os envolvidos entendiam que “sucessão não é somente um movimento de troca de comendo, e sim um processo organizacional e cultural”.

Segundo o CEO, a Kienbaum “ajudou a garantir a tecnicidade e disciplina que um processo como esse pressupõe”, além de “minimizar a carga emocional que acaba acontecendo e que pode ofuscar, atrapalhar ou influenciar de forma errada as decisões que devem ser tomadas”.

Nossos consultores trabalham com imparcialidade a fim de manter o equilíbrio do procedimento e a escolha ideal do sucessor, tudo de acordo com “uma leitura adequada do ambiente e da cultura interna”, conforme atesta Donini.

No último ano de implementação do processo, ele foi eleito para assumir a presidência por ter o perfil mais indicado ao cargo. Seu irmão, com outro perfil, assumiu outra companhia da holding familiar, em outro segmento, onde está desde então atuando também com muito sucesso.

Quais foram os resultados deste case de sucesso?

Além de garantir a ordem, a continuidade da boa gestão e evitar conflitos, o processo de sucessão desenvolvido pela Kienbaum contribuiu para o alinhamento de propostas na Marisol.

Por exemplo: no último ano do projeto, quando ficou decidido quem assumiria a presidência, o sucessor manifestou o desejo de trocar a posição de um dos colaboradores. Donini tinha novas perspectivas para aquele cargo, então ocupado pelo mesmo funcionário havia mais de trinta anos.

Pelo modelo cultural da Companhia, por decisão do pai, e com suporte da Kinebaum, foi estabelecido que o pai já implementaria a mudança, e assim foi feito. Essa foi uma decisão “importante para o processo de pós-sucessão”, segundo o CEO, pois evitou o impacto negativo das alterações realizadas para a equipe, atenuando a comum sensação de insegurança quando um novo presidente assume a empresa.

A ideia era transparecer o que o movimento pressupunha,  que não era uma ruptura, mas a continuidade da gestão familiar — uma reoxigenação. Nós garantimos a condução do processo sucessório de forma leve, respeitosa, preocupada com a governança corporativa, cultura e clima organizacional.

Outro resultado deste case de sucesso indicado por Donini foi promover um melhor entendimento da estrutura organizacional como um elo de acordos implícitos e explícitos: os sócios e executivos moldaram o negócio do zero, readequando-se periodicamente a partir do plano base.

Quem sucede muitas vezes não tem ideia do que se passou antes, do quanto a empresa evoluiu para chegar até ali e quais preceitos fundamentam a relação entre os envolvidos. A Kienbaum assegurou a adaptação do sucessor com a gestão, criando elo e espaço para ele propor as mudanças e ouvir quem já tinha muita experiência no assunto.

Para ler o texto na integra acesse: https://blog.kienbaum.com.br/case-de-sucesso-marisol-e-kienbaum/

Fonte/Associado: Kienbaum