ACI, Sindilojas e CDL de Novo Hamburgo reiteram pedido de reabertura do comércio

Por ACI: 17/04/2020

A ACI tem a forte expectativa, numa análise criteriosa em termos de saúde, de números e de projeções, e a confiança de que a prefeita Fátima Daudt, a partir dos números que estão muito positivos na cidade de Novo Hamburgo, siga pela tendência da reabertura do comércio e até mesmo dos serviços, a partir de segunda-feira, com os devidos critérios e cuidados

Novo Hamburgo/RS - Em um único som,  a Associação Comercial, Industrial e de Serviços (ACI) de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, o  Sindicato do Comércio Varejista de Novo Hamburgo (Sindilojas-NH) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH) voltaram a manifestar seus posicionamentos favoráveis a reabertura do comércio na cidade na tarde desta sexta-feira, dia 17. Em coletiva de imprensa realizada por meio de uma vídeoconferência, lideranças das entidades clamaram pela sensibilização dos governantes.

O diretor da ACI, Marco Aurélio Kirsch, voltou a falar que a expectativa da entidade é de uma gradual, lenta e cuidadosa retomada dos postos de trabalho e das atividades, sempre pautando pela saúde. "Sabemos que estamos com uma capacidade muito ampla de socorrer os casos mais críticos em Novo Hamburgo, o que nos assegura a possibilidade de retomar gradualmente. Espero dos prefeitos da região que analisem com muito cuidado todos os números e as situações bem como os horizontes próximos. Temos condições de retomar a partir de segunda-feira os atendimentos", afirma, ao frisar que proibir cidades, que inclusive não tem nenhum caso de novo coronavírus, é um contrassenso.

O presidente do Sindilojas hamburguense, Remi Scheffler, comenta que vê com grande preocupação todo os desdobramentos que estão se desenhando no cenário atual. "Na reunião dessa semana, apresentamos uma proposta que foi muito bem vista e eu espero que seja acatada pela prefeita que é a de um limite de clientes por metragem quadrada, o que seria contemplaria tanto quem tem lojas grandes ou pequenas. Há um clima de depressão profunda entre os empresários que estão preocupados não só consigo, mas em fazer a economia voltar a girar, garantir o salário, emprego e a saúde de seus funcionários", pontua Scheffler, ao voltar a salientar que o remédio não pode ser mais letal que a doença.

E o presidente da CDL-NH, Jorge Stoffel, também voltou a pedir que o comércio seja reaberto com as devidas restrições, como álcool gel, uso de máscaras, reduções de funcionários. "Estamos com uma expectativa muito grande e apelando que o comércio permaneça aberto na próxima semana com todos os cuidados. Entendemos que já tivemos um período significativo de isolamento e isso está trazendo, infelizmente, números expressivos de demissões e perdas grandes na economia."

O decreto emitido pela prefeita de Novo Hamburgo, Fatima Daut, que flexibilizou a abertura do comércio tem validade até este sábado, no Município. E dias após a nova orientação na capital nacional do calçado, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, prorrogou as medidas de distanciamento social e proibiu o comércio de abrir na região metropolitana de Porto Alegre.

Fonte: Nicolle Frapiccini/Jornal NH

De Zotti Comunicações
Em 17/04/2020

Receba
Novidades