A arte de liderar emoções

Por ACI: 15/03/2019

Associado: Marco Cassel

Liderança, antes de mais nada é a arte de equilibrar emoções e provocar estímulos positivos, criativos e motivadores.

O equilíbrio das emoções é o cerne da arte de liderar. O líder deve reconhecer suas emoções e de seus liderados e saber lidar com elas, para estimular tudo aquilo que existe de melhor em si e nos outros.

Um líder pode ser formado, desde que as habilidades emocionais de um indivíduo sejam trabalhadas e ele consiga administrá-las. Treinar uma pessoa, pensando apenas num comandante que fará os outros cumprirem regras, não é formar um líder, mas um gestor operacional, e o verdadeiro líder é, principalmente, um gestor emocional.

Algumas características do verdadeiro líder:
• atrai os outros para si através de seu equilíbrio emocional;
• valoriza a importância de todos dentro da equipe;
• é escolhido naturalmente, pois a verdadeira liderança é emocional. O líder nem sempre é aquele escolhido “oficialmente” para liderar;
• estimula a formação de novos líderes;
• compartilha o conhecimento;
• estimula a criatividade;
• toma a iniciativa diante das situações e é colaborativo;
• é proativo;
• foca nas soluções e não nos problemas;
• não trabalha apenas para solucionar problemas, mas estimula em seus liderados a força e o entusiasmo para resolvê-los;
• dá direcionamento correto às suas emoções e às da equipe;
• possui um estado de espírito que tranquiliza a todos.

Poderia citar muitas outras características de um verdadeiro líder, mas a mais importante é a sensibilidade para reconhecer e administrar suas emoções e as de seus liderados e utilizá-las em favor da equipe. Para isso, o candidato a líder deve, em primeiro lugar, buscar o autoconhecimento emocional, descobrindo em que circunstâncias sente determinadas emoções e como reage a elas. Esse estudo o permitirá administrá-las positivamente sempre que surgirem. Também conhecer cada membro da equipe e como reagem emocionalmente às diversas situações, para que possa administrar e direcionar os talentos da melhor maneira possível.

Estamos vivendo um período de muitas transformações no mundo corporativo, dentre elas a migração de perfis das equipes: de equipes meramente cerebrais e cumpridoras de regras, para equipes, emocionais e criativas. Por isso, a forma como reagimos às emoções é tão importante. O aspecto emocional é tão ou mais importante do que o intelectual dentro das organizações, porque quando as pessoas não estão respondendo bem às próprias emoções ou às do ambiente, não existe conhecimento técnico que faça a equipe responder positivamente e melhorar os resultados. Por isso, liderar é a arte de equilibrar emoções e provocar estímulos positivos, criativos e motivadores.

Marco Cassel
Palestrante motivacional, especialista em superação, criação de valor e em tocar o coração das pessoas.
palestrante@marcocassel.com.br
www.marcocassel.com.br
facebook.com/marcocasselpalestrante
(51) 99972-7792

Fonte: Marco Cassel

Receba
Novidades