Zero+ movimenta pavilhões da Fenac até quarta-feira
O setor calçadista brasileiro enfrenta um ano diferenciado. Foi necessária a determinação da cadeia produtiva para enfrentar instabilidades, desde as altas tarifas externas até o crescimento das importações. Mas, mesmo com cenário desafiador, ainda existe a expectativa de manter um incremento na produção neste ano em torno de 1,4% sobre o período anterior, engrossando a produção de 940 milhões de pares produzidos.
O mercado doméstico está sendo decisivo para este crescimento de demanda, justamente o foco da Zero+, feira de calçados e acessórios que ocorre até a próxima quarta-feira, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo. O evento tem a função de movimentar todos os pilares desta indústria, trazendo as coleções outono/inverno para abastecer o varejo já no início do próximo ano. A feira está com 150 marcas e espera receber cerca de 6 mil visitantes nos três dias do evento.
Para a diretora da Merkator Feiras e Eventos, promotora da feira, Roberta Pletsch, as expectativas são as melhores, “visto que estamos com muitas novidades que estão despertando a atenção de todos. Estamos em uma nova cidade, novo pavilhão, como novo lay-out e foco na região sul do país, onde a população consome mais os produtos para a estação fria”, diz ela. A empresária enfatiza ainda há mais de duas décadas os pavilhões da Fenac, tradicional local das primeiras grandes feiras profissionais no país, nas últimas décadas do século passado, está suscitando muitas expectativas e curiosidade. “E também estamos recebendo muito acolhimento de toda a população de Novo Hamburgo e das cidades vizinhas. Acredito que a nossa feira será o equivalente a uma grande festa do calçado para todas as cidades do Vale do Sapateiro”.
De mãos dadas
Com um mix bem diversificado, unindo indústrias com altos volumes e empresas que têm o handmade em seu DNA, a feira terá várias opções de compra para o varejo. Entre as marcas âncoras, estão os principais produtores brasileiros como Beira Rio, Giulia Domna, Pegada, Bottero, Ramarim, Cravo e Canela, Kidy, Via Uno e Jota Pe, que garantem intensas rodadas de negócios.
Já as pequenas e micro empresas estão distribuídas em vários espaços, como o Estação Moda RS, que reúne 17 marcas de micro e pequenas empresas do Rio Grande do Sul. O projeto é desenvolvido pelo Sebrae RS em parceria com as prefeituras de Novo Hamburgo, Sapiranga e Farroupilha e conta, de forma inédita, com o apoio do Governo do Estado do Rio Grande do Sul — a primeira vez que o Governo apoia uma feira calçadista gaúcha, o que representa um marco importante para o setor. Além disso, o projeto conta com parceria institucional da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI) e com a presença do selo “Desenvolvido no Rio Grande do Sul”, uma iniciativa do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicergs).
As 17 marcas expositoras no Estação Moda RS são: A3 Espadrilles, Alexia Fernanda, Anzetutto, Catri, Conceito Bartzen, Dina Mirtz, Dora Lis, Eliz Conceito, Expopelly, Extilomix, Italeoni, Fillon, Linea Bella, Liver, Paolatorre, Sagga e Tinna.K.
Em uma iniciativa de todos os sindicatos parceiros e das duas entidades empresariais que estão apoiando a promotora (listadas abaixo) será montado o estande com empresas de Novo Hamburgo, coordenado pelo Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo. As marcas são: Tchocco, Cristofoli, Wolfstore, Freeday, Confort Gaia, Casual Dellay, Blu Joy, Lilica, Tigor, Colcci, Mormaii e Novo Pé. Do Vale do Paranhana, o grupo Três Coroas Shoes, projeto organizado pelo Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, vem para a feira Zero+ com as seguintes marcas: Andine, Infinitu’s, Ipadma, Madre Floé, Qleve, Stéphanie Classic, Valentina e Variettá.
Discussões para o setor crescer
No palco do eMerkator Talks, nos pavilhões da feira, palestrantes vão trazer assuntos que definem os próximos passos do consumo. Entre eles estão IA – Inteligência Artificial para o varejo, moda, estilo e comportamento, estratégias de vendas, gestão financeira e outras atrações. A seguir a programação das palestras.
17/11 - Segunda feira
11h – Abertura autoridades e coletiva de imprensa
14h - Você conhece o seu cliente? Tendências de Inverno 2026 traduzidas para o estilo do consumidor brasileiro, com Julhaura, estilista e diretora da Pirei Trends
15h – O olhar da linx sobre a inteligência artificial no varejo, com Rafael Reolon, diretor da Linx Retail
17h - Vender com propósito: como a consultoria de imagem pode potencializar os resultados na sua loja, com Gabi Hennemann, consultora de imagem
18h30min – Apresentação da Invernada Juvenil do DTG Camboatá do Grêmio Atiradores Novo Hamburgo. Temática: Um sonho, um destino - A História de Pedro Adams e a 1ª Fábrica de Calçado em NH
18/11 – terça-feira
10h – Palestra De Lojista para lojista: estratégias que fazem a diferença, com Catarina Schnorr, Liziane Froehlich e Guilherme Berig e mediação de Leonardo Lessa, presidente da CDL-NH.
11h – Linx apresenta: Gestão financeira e de estoque - como vencer o maior desafio do varejo com seu ERP, com Nathan Polete, executivo comercial da Linx
13h às 15h - Programa ao vivo da Rádio 88.7 FM
15h30min - Você conhece o seu cliente? Tendências de inverno 2026 traduzidas para o estilo do consumidor brasileiro, com Julhaura, estilista e diretora da Pirei Trends
18h - Selo DRGS Reconhece
Sindicatos e entidades parceiras
A Merkator está alinhada com 11 sindicatos e duas entidades que estão empenhando esforços para tornar a Zero+ uma feira significativa no setor calçadista nacional. São eles: Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom; Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos; Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha; Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha; Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes Para Calçados de Igrejinha; Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo; Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé; Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo; Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga; Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas; Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicergs); Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).