Zero+ é lançada na Assembleia e recebe apoio de governo, deputados, empresários e lideranças

Por ACI: 08/10/2025

A Zero+, feira de calçados e acessórios que vai ocorrer de 17 a 19 de novembro, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo, foi lançada no Palácio Farroupilha, em Porto Alegre, nesta quarta-feira, 08, numa iniciativa da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Coureiro Calçadista da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, liderada pelos deputados Joel Wilhelm (presidente) e Issur Koch (vice).

Onze sindicatos da indústria de calçados e duas entidades empresariais parceiras – Associação Comercial Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI) e Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs) – também participam da iniciativa.

A feira foi citada como representante de uma indústria que gera mais de 81 mil empregos diretos, o que corresponde a aproximadamente 12% do total dos empregos na indústria de transformação do estado, sendo o maior empregador em, pelo menos, 130 cidades gaúchas.

Relevância para RS

Todas as vozes ressaltaram a importância da realização de uma feira setorial relevante no estado. O deputado Joel Wilhelm destacou que, “com muita alegria, digo que esta foi a primeira feira de calçados lançada aqui na Assembleia Legislativa”. O deputado Issur Koch lembrou que, após 20 anos, a cidade de Novo Hamburgo, que tem o calçado em seu DNA, vai novamente sediar uma feira setorial. “A Zero+ levanta a mão do Rio Grande do Sul para o mundo. A cidade que ensinou a fazer calçado retoma seu protagonismo”, disse.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, Márcio Port dos Santos, destacou que o reposicionamento da feira é um símbolo da força e da tradição do estado gaúcho. “A feira, que, por mais de uma década, foi realizada em Gramado, mostra que a vinda para Novo Hamburgo, a Capital Nacional do Calçado, resulta do esforço de entidades e empresários para a construção de um movimento que une o setor através de muito diálogo e de muita maturidade", acentuou.

O governo do estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, declarou seu apoio institucional à feira.  Segundo a diretora da Merkator Feiras e Eventos, Roberta Pletsch, todo este movimento se deve à relevância do setor coureiro-calçadista para o estado, que possui mais de 1,8 mil empresas de calçados e participa ativamente do PIB gaúcho. “Estamos comovidos com a união da sociedade gaúcha em torno da nossa feira. Só temos gratidão por todo este esforço”, enfatizou.

O empresário Renato Klein, representante da Fiergs e presidente do Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicergs), falou na cerimônia que a Zero+ vai muito além do setor calçadista e representa um dos pilares da economia gaúcha. “A feira, neste novo momento, vem para impulsionar o setor”, disse.

Empresas expositoras

Também a indústria gaúcha está atendendo a este apelo e já tem participações garantidas de empresas, como A3 Espadrilles, Alexia Fernanda, Anzetutto, Infinitu's, Beira Rio, Modare Ultraconforto, Actvitta, Molekinho, Molekinha, Moleca, Bloompy, Bottero, Catri , Colcci – Lilica e Tigor – Mormaii, Conceito Bartzen, Cristofoli, Dina Mirtz, Dora LIS, Ekogoma, Eliz Conceito, Estilo Mix, Europa, Expopelly, Fillon, Giulia Domna, Ipadma, Italeoni, Linea Bella, Liver, Novope, Paolattore, Pegada, Qleve, Ramarim, Comfortflex, Sagga Bolsas, Stéphanie Classic, Tchocco, Tinna K, Valentina, Variettá, WolfStore, Cravo e Canela, Andine e Tonin.

Sindicatos e entidades parceiras

A Merkator está alinhada com 11 sindicatos e duas entidades que empenham esforços para tornar a Zero+ uma feira significativa no setor calçadista nacional. São eles: Sindicato da Indústria de Calçados de Campo Bom, Sindicato das Indústrias de Calçados de Dois Irmãos, Sindicato das Indústrias de Calçados de Estância Velha, Sindicato das Indústrias de Calçados e Artefatos de Farroupilha, Sindicato da Indústria de Calçados, Vestuário e Componentes Para Calçados de Igrejinha, Sindicato das Indústrias de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato das Indústrias de Calçados de Parobé, Sindicato das Indústrias do Vestuário, do Calçado e de Artefatos de Couro de São Leopoldo, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga, Sindicato da Indústria de Calçados Componentes para Calçados de Três Coroas, Sindicato da Indústria de Calçados do Estado do Rio Grande do Sul (Sicergs), Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti (ACI-NH/CB/EV/DI) e Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul (Fiergs).

Receba
Novidades