Viva a Música está de volta para homenagear Marco Kirsch, no dia 03 de setembro

Por ACI: 09/08/2022

A Fundação Ernesto Frederico Scheffel e seus diferentes espaços vão ter um sábado bastante singular no próximo dia 3 de setembro com uma nova edição do Viva a Música, que está de volta em grande estilo e com atrações surpreendentes. A retomada tem um motivo muito especial: homenagear o hamburguense Marco Aurélio Kirsch, coordenador do movimento que, entre 2018 e 2020, promoveu uma série de eventos de rua voltados à celebração da boa música.

Marco faleceu em setembro de 2021, aos 57 anos, deixando um grande legado de contribuições à comunidade por meio de seu engajamento em diferentes causas e ações. Formado em Direito, ele era diretor-executivo da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha (ACI-NH/CB/EV), entidade que apoia institucionalmente o evento. No Viva a Música em particular, Marco foi fundamental para o sucesso do movimento criado em dezembro de 2017 pelo Grupo Sinos.

Entre as atrações já confirmadas estão a Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Corujazz e a Barata Oriental, que volta aos palcos especialmente para o evento com sua formação clássica: Nenung (voz), Carlos Panzenhagen (guitarra), Milton Sting (baixo) e Luciano Sapiranga (bateria). O quarteto gravou o disco que consagrou a banda no cenário musical gaúcho. Marco, irmão de Nenung, foi o primeiro produtor da Barata.

A edição de 3 de setembro vai manter a mesma dinâmica. Serão mais de sete horas de música e pelo menos dez apresentações dos mais variados estilos, além de opções gastronômicas, cerveja artesanal e outra série de atrativos para que o público tenha uma experiência única e inesquecível.

As atrações musicais serão reveladas gradativamente ao longo do próximo mês. Essa edição especial do Viva a Música está sendo preparada com ainda mais cuidado e carinho justamente por homenagear um personagem tão importante da comunidade. O local escolhido, aliás, leva em conta a ligação afetiva da família. Marco é sobrinho de Ernesto Frederico Scheffel e desempenhava também um papel importante na manutenção da fundação.

O primeiro evento do Viva a Música, em 2018, também foi realizado na Scheffel. E essa nova edição vai recriar a dinâmica de palcos múltiplos- serão quatro! - que fez tanto sucesso. Assim, a maratona musical de 3 de setembro, mês que marca a chegada da primavera, vai dar ao público a possibilidade de curtir diferentes espaços, como os jardins, o coreto e o saguão principal da fundação. O quarto palco será montado na rua.

SAIBA MAIS
O quê: Viva a Música Viva Marco Kirsch
Quando: 3 de setembro
Local: Complexo da Fundação Scheffel, em Novo Hamburgo
Horário: a partir das 14h30min

Viva a Música nasceu em 2017

O Viva a Música foi idealizado em dezembro de 2017 pelo jornalista Mario Gusmão, fundador do Grupo Sinos, como ação comunitária. Desde o princípio, a ideia era de um movimento plural, construído com o apoio do Jornal NH, Jornal VS, Diário de Canoas e Jornal de Gramado e tocado em conjunto com membros voluntários da comunidade.

Marco foi convidado no início de 2018 para coordenar o movimento por sua representatividade na comunidade e por sua paixão pela música. Em seguida, outros nomes com laços estreitos com a artes se juntam ao Viva a Música. Marco coordenou o movimento até seu falecimento, em setembro do ano passado. Agora, antigos e novos membros do Viva a Música estão trabalhando em conjunto na organização desta edição especial que vai resgatar a essência do primeiro evento, realizado em abril de 2018 e que misturou música clássica, rock, samba e muitos outros estilos. (Fonte: Jornal NH)

 

Receba
Novidades