Último dia do Workshop da ACI abordou conexão de lideranças para transformar o RS

Por ACI: 18/09/2020

Novo Hamburgo/RS - O CEO do Hub Transforma RS, Ronald Krummenauer, e o vice-presidente Daniel Santoro, foram os palestrantes do último dia do Workshop on-line Governança, Inovação e Qualidade no Atual Momento, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha. Na quinta-feira (17), eles trataram sobre "Conexão de lideranças para transformar o RS".

O Hub foi criado na segunda quinzena de fevereiro deste ano, dias antes da chegada da pandemia mundial. Segundo explicou Krummenauer, a iniciativa foi idealizada com o propósito de ser uma ação colaborativa, conectando empresas, universidades, governo e sociedade. “Nosso intuito está em ajudar a reescrever a história do RS, como sendo um novo capítulo, por meio das parcerias, como da ACI”, enfatizou o CEO. O Hub tem uma estrutura de governança, tendo como presidente o empresário Daniel Randon, e age com eixos estratégicos, pontuados como “dia a dia” (a questão conceitual, principalmente na gestão pública, buscando desburocratizar o Estado); “estruturante (articulação técnica e política de projetos); e “o futuro” (tornar o Rio Grande do Sul competitivo no cenário mundial, através da inovação e utilização de novas tecnologias).

“O mundo mudou e nós também mudamos". A afirmação de Krummenauer demonstra a preocupação do Hub no desenvolvimento sustentável com base na educação, no século XXI. Ele também mostrou as várias linhas de segmentos que o grupo vem acompanhando, buscando alternativas para a economia gaúcha, por meio da competitividade, e sugestões para a proposta da reforma tributária. “Se não entendermos, como sociedade, que somos decisivos nas soluções, trabalhando junto com o governo, muitas vezes como voluntários, o poder público não vai conseguir encontrar estas alternativas. Tem muitas coisas que podemos realizar juntos. Todos nós somos a mesma sociedade”.

Daniel Santoro reforçou a proposta do Hub (que tem o Conselho composto por CPFs), de que “se não houver um engajamento dos indivíduos, não há como mudar a realidade do Estado”. E complementou: “Como setor privado, temos um dever de casa para fazer. Somos partes integrantes da sociedade e precisamos ter a humildade de entender que, ao longo dos anos, fizemos muitas coisas positivas, mas deixamos de fazer outras tantas. Precisamos ter uma organização maior e melhor, no que tange a política federal. É preciso quebrar o tabu. Todos nós somos organizações políticas, não partidárias, mas àquelas que precisam eleger agendas de ações e colocar adiante. Precisamos começar a olhar o setor público como uma parte integrante dos nossos negócios e de nossas vidas”, pontuou.

Como atuante, por muitos anos, focado em gestão, como os ciclos de qualidade do então PGQP (Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade), Santoro explicou que é necessário agregar ideias. “Não adianta sentarmos numa reunião, discutirmos aleatoriamente políticas, prescrever soluções, que muitas vezes não aplicamos para nós mesmos. As nossas próprias organizações empresariais enfrentam problemas que são semelhantes aos do poder público. Então, é preciso um engajamento com a vida pública, não partidária. Precisamos de lideranças estadistas e de forma permanente”, resumiu.

O evento foi gratuito, sendo transmitido pelo Youtube Live. A condução das palestras foi realizada pelo vice-presidente de Governança e Qualidade da ACI, Diogo Leuck, e, na quinta-feira, contou com a mediação da integrante do Comitê, Maria Cristina Bohnenberger, e a participação do vice-presidente de Inovação e Tecnologia, Robinson Oscar Klein, palestrante do primeiro dia.

O Workshop teve a parceria do Transforma RS e o patrocínio de Domínio Tributário, Juenemann Corporate Governance, Lauermann Schneider Auditores Associados, Mesa Corporate Governance e Sicredi Pioneira RS. São mantenedores do Comitê Regional da Qualidade RS-Vale do Sinos a Exatus Contabilidade, a Lojas Paludo, a Sicredi Nordeste e a Unimed Vale do Sinos.

De Zotti Comunicações
Em 18/09/2020