Tudo Fácil permite abrir empresa em dez minutos em Novo Hamburgo

Por ACI: 10/05/2022

Novo Hamburgo é a primeira cidade do Estado, depois de Porto Alegre, a integrar o sistema Tudo Fácil Empresas. A partir de agora, abrir um negócio de baixo risco e empreender no município se torna ainda mais rápido e simples: o que antes demorava dez dias de idas e vindas na prefeitura e na Junta Comercial, Industrial e de Serviços do Rio Grande do Sul, agora pode ser feito de casa, no portal da Junta Comercial e em apenas dez minutos.

O lançamento da plataforma ocorreu na tarde desta segunda-feira, dia 9, no auditório do 10º andar do Centro Administrativo Leopoldo Petry, com a participação de autoridades estaduais e municipais e representantes da Junta Comercial e do Sebrae-RS. O presidente da ACI, Diogo Leuck, e o diretor, Leandro Villela Cezimbra, participaram do lançamento.

“É através da parceria que estamos conseguindo fazer o que propomos para esta cidade, para seu futuro sustentável, inclusivo e fértil”, destacou a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Paraskevi Bessa-Rodrigues, que representou a prefeita Fátima Daudt no ato.

Paraskevi lembrou o ambiente positivo para investir implantado na cidade. “Em 2017, o tempo de espera para abrir uma empresa era de 480 dias; fomos reduzindo até chegar a estes dez minutos”, enfatizou, citando a atração de uma empresa do porte do Grupo Santander, que possibilitou a criação de cerca de 5 mil empregos de um dia para outro, a criação de um hub da saúde na cidade e a proposta de tornar Novo Hamburgo um laboratório aberto de inovação.

Além de Paraskevi, participaram do lançamento o secretário municipal de Administração, Fauston Saraiva; o gerente regional dos vales do Sinos, Caí e Paranhana do Sebrae-RS, Marco Copetti; o coordenador do DescomplicaRS da Secretaria Estadual de Planejamento, Governança e Gestão, Tomás Holmer; e os secretários estaduais de Planejamento, Governança e Gestão, Claudio Gastal, e de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum.

Agilidade

Durante lançamento, houve uma demonstração de como utilizar a plataforma e os passos para a abertura de empresas individuais e Ltdas de baixo risco. O sistema analisa questões como viabilidade do endereço, liberação de licenças ambiental, sanitária e análise de bombeiros e conclui na criação do CNPJ junto à Receita Federal. Acesse aqui a plataforma:

“Iremos lançar o programa em 32 cidades do interior do Estado. Novo Hamburgo foi a mais rápida de todas, fazendo a integração dos sistemas municipal e estadual e adequando sua legislação e processos. Por isso, estamos começando por aqui”, explicou Tomás Holmer. Em seu discurso, Holmer destacou que o sistema beneficia atualmente 566 atividades, ou 70% do total, e a proposta é aumentar para mais de 700, subindo para 80% do total.

Fauston Saraiva lembrou da burocracia para abertura de empresas e enfatizou o envolvimento e profissionalismo dos servidores municipais para viabilizar a adesão de Novo Hamburgo na plataforma. Copetti, por sua vez, enalteceu o estímulo ao empreendedorismo da gestão da prefeita Fátima Daudt. “Aqui estão sendo construídos os pilares estratégicos para a construção de uma comunidade voltada ao crescimento”, disse.

O secretário Claudio Gastal enfatizou que a proposta com a simplificação de processos é “aumentar o nível da ‘água’ no Estado, ou seja, sua competitividade. Já o secretário Edson Brum lembrou que o Rio Grande do Sul registrou um saldo positivo de 390 mil novas empresas nos últimos três anos (diferença entre empresas que fecharam e abriram) e ações como o Tudo Fácil Empresas estão colocando o Estado em um novo patamar de atração de investimentos.