Todas as marcas precisam se comunicar com o consumidor
O consumidor tem cada vez mais produtos para escolher e menos tempo para decidir-se. Por isso, as marcas precisam comunicar-se com ele 24 horas por dia, todos os dias da semana, porque ele compra 24/7. Mas como fazer isso? “Contando histórias e propondo modelos de vida”, afirma a designer de conteúdo e consultora de marketing Luísa de Abreu, palestrante do webinar realizado pela ACI na última sexta-feira, 10, com a moderação de Cristine Foernges, integrante do Comitê de Serviços, e o patrocínio de Sicredi Pioneira e Unimed Vale do Sinos.
Luísa enfatiza que, na era pós-consumo, as marcas precisam comunicar-se de forma bidirecional, sendo, ao mesmo tempo, emissoras e receptoras de informações. Mais do que vender, buscam se conectar emocionalmente com seus fãs e, para atingir este objetivo, dividem com ele o seu lado mais íntimo, revelando bastidores, inspiração, etc. Vão além da oferta de produtos ou serviços e do objetivo de obter lucro.
O melhor lugar para expor tudo isso são as redes sociais, mas, conforme Luísa, o conteúdo deve ser relevante para aportar valor. Quando, além de conteúdo útil e relevante, utilizam canais e formatos adequados, ocorre a conexão emocional, que gera engajamento, consumo e satisfação de necessidades.
O marketing digital é uma das ferramentas para fazer com que isso ocorra. Para atingir objetivos diferentes, é preciso utilizar estratégias diferentes. “O posicionamento da marca, sua especialidade, seus diferenciais e que problemas ela resolve na vida do cliente devem ficar claro logo de cara, por que as pessoas não compram produtos: compram soluções para suas necessidades”, esclarece. Luísa destaca a importância de se conhecer as métricas para identificar em que o público tem mais interesse. “Em toda estratégia, é necessário medir para ajustar e multiplicar o efeito daquilo que está dando certo”, explica.
Ter presença nas redes sociais permite à marca estar onde as pessoas (consumidores) estão e ter controle sobre o que é falado sobre ela, além de gerar tráfego para o seu site e aumentar sua notoriedade. As ações nas redes devem ser coordenadas por um gerente de mídia social, a quem cabe desenhar a estratégia que será aplicada em cada rede, desenhar a apresentação de novos produtos ou serviços e fazer com que a comunidade de seguidores cresça, entre outras tarefas.
DICAS DA PALESTRANTE
> Todas as empresas precisam se comunicar.
> A comunicação empresa-consumidor é bidirecional.
> O consumidor pode escolher entre muitos produtos e tem pouco tempo para escutar. Logo, é preciso ser objetivo e assertivo na comunicação.
> A comunicação pode cobrir necessidades diferentes do consumidor. Por isso, é preciso saber o que ele deseja.
> O marketing se volta ao consumidor como ideia fundamental do mix.
> Marcas não vendem apenas produtos. Vendem uma história, um imaginário, um universo. Vendem experiência.
> Comunique-se com os que realmente importam.