The South Base apresenta ações para aumentar exportações de calçados em 2025 e 2026

Por ACI: 09/06/2025

O Conselho Estratégico da The South Base apresentou nesta segunda-feira, 09, em reunião na ACI, as ações que serão executadas no período 2025-2026 para incrementar as exportações de calçados. As principais atividades previstas são a renovação da inscrição junto à Associação dos Distribuidores e Varejistas de Calçados da América (FDRA), com sede em Nova Iorque, a criação do Arranjo Produtivo Local (APL) e a vinda de membros da FDRA ao Vale do Sinos ou a ida de empresas calçadistas da região aos Estados Unidos.

O presidente, Marlos Schmidt, informou que o movimento também aguarda a resposta ao pedido para participar como palestrante do Summit FDRA, que ocorrerá no dia 17 de julho, em Nova Iorque. Se a resposta for positiva, o Brasil será um dos países que apresentarão informações sobre sua produção de calçados aos principais importadores norte-americanos.

Também em julho, terá início a postagem de conteúdo da The South Base nas redes sociais da FDRA, ação que visa apresentar o movimento e o Brasil como fornecedor de calçados aos Estados Unidos. Em outubro, integrantes da The South Base e empresas calçadistas do Vale do Sinos devem participar de um showroom em Nova Iorque, que pode representar uma nova etapa de negócios para o cluster calçadista da região. Os recursos financeiros estão sendo buscados por sindicatos calçadistas de Novo Hamburgo, Sapiranga e Estância Velha.

Importância do APL

APL é uma aglomeração de empresas com a mesma especialização produtiva, localizadas num mesmo território, que mantêm vínculos de cooperação e interação. O APL do Vale do Sinos e Vale do Paranhana já tem organograma e planejamento estratégico definidos. O passo seguinte é a formalização junto ao governo do estado, o que deve ocorrer em breve. “A formalização permitirá a busca por recursos junto ao próprio governo do estado e a outras fontes de forma contínua”, disse Marlos Schmidt.

Branding e capacitação

Na reunião desta segunda-feira, com a presença de representantes de empresas, entidades empresariais, institutos técnicos e parceiros, também foram apresentadas as principais ações já realizadas pela The South Base. O diretor da ACI, Fauston Saraiva, destacou o branding da marca, a filiação à FDRA, a participação no Summit FDRA 2024 e a participação de quatro empresas calçadistas da região na FFANY Market Week, em Nova Iorque, entre os dias 2 e 6 de junho. Além destas, conforme ele, foram produzidos vídeos para divulgação nos Estados Unidos e feitas publicações em redes sociais, além de palestras e capacitações de empresas, totalizando cerca de R$ 600 mil em investimentos feitos ou em realização.

As capacitações estão em andamento em 16 empresas de Igrejinha, no Vale do Paranhana. Outras indústrias locais devem aderir ao programa, que prevê 750 horas de preparação técnica para exportação aos Estados Unidos ministradas por especialistas do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). Em julho, serão realizados um novo workshop em Igrejinha e palestras em Novo Hamburgo para apresentação da The South Base.

Receba
Novidades