Sócio fundador da Padaria Brasil apresentou sua trajetória profissional na ACI
Novo Hamburgo/RS – O sócio fundador da Padaria Confeitaria Brasil, Diniz Furlan, esteve na Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha na terça-feira (07), quando apresentou sua trajetória profissional no De Sócio para Sócio.
Natural de Galópolis, bairro de Caxias do Sul, desde 1965 reside em Novo Hamburgo. Sua chegada ao município aconteceu por acaso. Ele era o responsável pela distribuição e comercialização da farinha de trigo produzida pela Cooperativa Tritícola Galópolis Ltda, na qual o pai era um dos associados, como produtor rural. “No início dos anos 60 o moinho passou por uma situação difícil e então vários pequenos produtores investiram num trabalho conjunto”, lembrou ele.
Em 1963 ele foi convocado para se tornar o motorista e vendedor da farinha de trigo. “Como eu conhecia muito a região do Vale do Sinos, porque fazia anteriormente, na época do verão, a comercialização da uva, vendia farinha para várias padarias em Novo Hamburgo. Havia muitos elogios para o produto, mas também algumas reclamações”. Foi então que decidiram que era preciso adquirir um equipamento que fizesse a análise de qualidade. “Mas estes equipamentos só tinham à disposição na Alemanha e na Suíça. Quando decidimos comprar, verificamos que não havia profissional para realizar o processo. Então surgiu a proposta de comprarmos uma padaria. Em 67, já com profissionais qualificados para a análise da qualidade de farinha, demos o primeiro passo e inauguramos a Padaria Brasil em Novo Hamburgo.”
Casado e pai de dois filhos, Diniz Furlan demonstra o orgulho de sua trajetória e do muito trabalho para chegar até os dias atuais. Em 1976, foi tomada a decisão de sair do prédio alugado para um próprio, onde estão até hoje, na rua Joaquim Nabuco, 23. Na ocasião, a inauguração contou com a presença do então prefeito da época Miguel Schmitz, presente no evento De Sócio para Sócio da ACI. “É uma emoção e um privilégio contar hoje com a presença do prefeito da época, ao relatar nossa trajetória”, afirmou.
“Nos anos 80, impulsionados pelo crescimento do setor calçadista, foi dado início à comercialização de produtos junto às indústrias”, recordou. Já nos anos 2000 começa a época dos panificados congelados, sendo comercializado no Vale do Sinos, região da Serra e Vale do Taquari. Paralelamente, o trabalho permanece junto ao Moinho de Trigo em Galópolis, onde também existe uma filial da Padaria e Confeitaria Brasil. “Tudo foi conquistado com muito esforço e trabalho, sempre valorizando os colaboradores e nossos clientes”, resume Furlan.
O patrocínio do De Sócio para Sócio foi de Laser Copiadoras, Impressoras e Multifuncionais Ltda e Unimed Vale do Sinos.
De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 08/10/2014