Sistema Newprod proporciona aumento de eficiência às empresas

Por ACI: 24/08/2022

Em tempos de mudança cultural e busca por aumento da eficiência na produção, o Sistema Newprod é um aliado de empresas de diferentes setores econômicos, como corte e dobra, máquinas e equipamentos, usinagem em geral, autopeças, injeção de termoplásticos e máquinas agrícolas, entre outras.

O conceito e os benefícios do sistema – que é uma nova maneira de gerenciar e controlar a produção pelo planejamento – foram apresentados pelos engenheiros mecânicos Wagner Corrêa e Nilo Guimarães em webinar na ACI, nesta terça-feira, 23, em que destacaram os ganhos em ter uma fábrica monitorada, as integrações com outros sistemas (ERP, CAD/CAM, etc), a versatilidade dos coletores, as vantagens das listas de produção e os benefícios do agendamento automático da produção. O evento teve a moderação de Frederico Fleck Wirth, diretor da Wirth Calçados e vice-presidente da Indústria da ACI, e o patrocínio de Sicredi Pioneira.

O Newprod é sistema de Manufacturing Execution System e permite melhorar e otimizar o processo de produção. Para isso, se concentra em quatro etapas principais do processo de produção: planejamento, execução, monitoramento e relatórios.

“Atuamos amplamente em 11 áreas, como gerenciamento dos fluxos de produção, gerenciamento da produção em tempo real, rastreamento de produtos e históricos, gestão de mão de obra, gestão da qualidade, gerenciamento da manutenção, coleta e aquisição de dados, gerenciamento de processos, análise de desempenho, gerenciamento de documentos e alocação de recursos”, explicou Guimarães.

Entre os benefícios do uso do sistema, segundo ele, estão melhoria da qualidade do produto, redução do refugo e desperdícios, eliminação de estoques intermediários, redução do o tempo de alocação no almoxarifado, minimização dos tempos de espera, melhoria da rastreabilidade, redução do tempo de máquina parada, decisões baseadas em estatísticas da produção, melhoria da eficiência fabril, sincronização das atividades fabris e rastreio de materiais e atividades de chão de fábrica em tempo real.

“Os resultados são entregues em semanas, conforme o nível de customização da empresa”, destaca Guimarães. Conforme o diretor, o Newprod é de uso fácil, utiliza plataforma WEB e trabalha em ambiente servidor físico ou em nuvem, além de permitir lista de ordem de produção automática, ser facilmente personalizável, permitir carga máquina das ordens de produção, sequenciamento da produção e tempos de processos precisos e dispor de excelente suporte.

“Atuamos há mais de 20 anos no mercado de softwares do Rio Grande do Sul e trabalhamos para que o Newprod seja o mais aderente à empresa, e não o contrário”, destaca o também diretor Wagner Correia.

Patrocínio: Sicredi Pioneira