Sicredi Pioneira inicia na cidade calendário de assembleias 2024

Por ACI: 06/02/2024
Acervo Sicredi Pioneira

Estância Velha sedia a abertura, nesta quarta-feira, 07, do calendário de assembleias da Sicredi Pioneira em 2024, que vai até 05 abril nos 21 municípios da área de atuação da cooperativa. O encontro relacionado à agência Rincão dos Ilhéus será às 20h, na Sociedade Esportiva e Recreativa Atlântico, com credenciamento a partir das 19h30min.

"A assembleia é o momento máximo da participação do associado como protagonista deste empreendimento coletivo, colocando em prática os princípios cooperativistas da gestão democrática, participação econômica, educação, informação e do interesse pela comunidade. Trata-se de um momento especial, que proporciona muita conexão e interação entre colaboradores e associados, com informações que extrapolam o dia a dia, reforçando nosso propósito de construir comunidades cada vez melhores", afirma Tiago Schmidt, presidente da Sicredi Pioneira.

Conforme ele, ao participar de uma assembleia, o associado tem acesso a uma série de informações, projetos e impactos gerados na área de atuação, além de definir sobre os valores que serão investidos no Fundo Social. A assembleia é, ainda, uma grande oportunidade para conhecerem o conversarem de forma próxima com seus representantes do Conselho de Administração, contribuindo com sugestões, visão de mercado e compartilhando dificuldades e desafios enfrentados. “Com isso, possibilitam seguirmos buscando soluções e estratégias que venham ao encontro daquilo que os sócios realmente necessitam. Isso também é ser protagonista", salienta Schmidt

Convidados a votar

A cada ano, os associados recebem dois tipos de retorno: os juros ao capital e a distribuição de resultados. O primeiro é distribuído independentemente do valor e da movimentação da conta corrente, sendo calculado sobre o valor disponível na conta capital de cada um. Já a distribuição de resultados considera a contribuição para o desenvolvimento da cooperativa. São levados em conta fatores como envolvimento, movimentação de conta e manutenção de valores na comunidade.

O Fundo Social, por sua vez, destina parte dos resultados da cooperativa para projetos com foco educacional, cultural e em esporte de inclusão. Desde a criação, em 2015, mais de R$ 12 milhões foram entregues a 1,8 mil entidades na área de abrangência da cooperativa. As inscrições de projetos para este ano já estão abertas e seguem até 1º de março, podendo ser feitas pelo site sicredipioneira.com.br/fundosocial. Já os coordenadores de núcleo, que também são eleitos nas assembleias, representam as decisões tomadas em Assembleias de Núcleo. Eles fazem a ponte entre o associado e a cooperativa, sendo uma referência nas comunidades onde atuam.

Acesse aqui o calendário completo de 2024

 

Receba
Novidades