Robô no processo de montagem de calçados é uma das atrações da Fábrica Conceito, na Fimec 2022

Por ACI: 09/03/2022

Feira é realizada nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo/RS, até quinta-feira, 10 de março

A experiência de caminhar dentro de uma fábrica de calçados, e poder ver um couro inteiro passando por cada processo de transformação e agregação de componentes, até se transformar em um par de calçados. Ou um cabedal de knit tendo cada peça agregada, até chegar a um sapato pronto para calçar. Isto é o que a Fábrica Conceito oportuniza a quem visita a Fimec 2022, que segue até esta quinta-feira, 10 de março, nos pavilhões da Fenac, em Novo Hamburgo.

Uma das atrações da Fábrica Conceito este ano é um robô na linha de produção, desenvolvido por Máquinas Erps e pelo Senai, com o propósito de oferecer uma solução que utiliza tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0 para o setor calçadista. O diretor da indústria de máquinas, Marlos Schmidt, afirma que “este ano nossa equipe foi desafiada a fazer a integração do robô  com o uso de tecnologias que possibilitem a troca de informações, a trabalhar no  software e recursos técnicos da máquina, a realizar a programação do robô e digitalização do processo. Desenvolvemos uma célula, ou um simulador, como chamamos, e aplicamos o robô na produção para realizar o abastecimento do equipamento onde é feita a montagem da base, o lado e alimentando a sequência das operações do calçado. O simulador detecta a presença do sapato, aciona o robô que faz o abastecimento da máquina, e emite sinais necessários para que a máquina tenha as informações para a tomada de decisão de qual a regulagem que ela tem que usar. E a partir daí a máquina faz a montagem da base e do lado do calçado. Após finalizada a parte de montagem, a máquina libera para o robô fazer a retirada do sapato, que é encaminhado para o processo seguinte, de abastecimento do forno.”

Realizada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC), Fenac e Coelho Consultoria Empresarial, a fábrica é um projeto que tem como propósito apresentar aos fabricantes que visitam a feira soluções tecnológicas para o processo de fabricação de calçados e artefatos.

As gigantes Calçados Arezzo e Calçados Paquetá são as parceiras que estão fornecendo modelos de calçados de suas marcas para serem produzidos em tempo real dentro da feira. Em uma terceira linha de produção, alunos do  Senai estarão produzindo um calçado feminino idealizado por eles.

A Fábrica está focada ainda em duas questões fundamentais para as indústrias de calçados - sustentabilidade ambiental e soluções para a transformação dos parques industriais do setor para o conceito de indústria 4.0. Serão produzidos 2.200 pares de calçados.  

O presidente executivo do IBTeC, Paulo Griebeler, lembra que “o projeto é sempre uma oportunidade de os industriais de calçados que visitarem a feira prospectarem tecnologias e processos para implementar em suas linhas de produção”. Ele acredita  ainda que “a Fábrica Conceito, que estará sendo realizada em sua 12ª edição, historicamente contribui de forma significativa para o desenvolvimento do setor calçadista, porque ela é palco de importantes lançamentos de tecnologias, processos e insumos para qualificar a produção nacional de calçados”.

Fonte/Associada: Raquel Guimarães/IBTeC

Receba
Novidades