Rio dos Sinos foi tema do primeiro Prato Principal do ano na ACI

Por ACI: 27/01/2012

Rio dos Sinos foi tema do primeiro Prato Principal do ano na ACI

Novo Hamburgo/RS - O presidente do Comitesinos (Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos), Silvio Paulo Klein, foi o palestrante do primeiro Prato Principal de 2012, promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (26). Com o tema "Presente e Futuro da Bacia do Rio dos Sinos", a reunião-almoço contou a apresentação da atual situação da bacia do Sinos (que compõe um total de 25 bacias existentes no Estado), envolvendo os municípios de Novo Hamburgo e São Leopoldo em 100% e Campo Bom com 99,7%.

O Rio dos Sinos possui uma extensão de 190 quilômetros, mas sua malha hídrica totaliza 3.500 quilômetros, integrando todos os arroios dos municípios que ele abrange. O Comitesinos foi criado em 1988 com objetivo inicial de resolver questões de conflitos de qualidade que existiam na época com curtumes da região. Foi o primeiro comitê fundado no Brasil para tratar sobre o assunto bacia hidrográfica, com a finalidade de contar com todos os segmentos da sociedade. "Temos, como uma das metas planejar o futuro da oferta (água disponível) e a demanda (o que é usado). O plano de ação da bacia é como um Planejamento Estratégico, identificando problemas, realizando grandes debates para então propormos um plano de ação", explicou o presidente do Comitesinos.

Sílvio Klein abordou vários pontos sobre a bacia do Sinos, entre elas as demandas que se dividem em consumo humano, animal, industrial e a irrigação. Falou também sobre a recomposição da mata ciliar, os pontos de monitoramento, o tratamento de esgoto e sugeriu algumas alternativas para o futuro, considerando de maior impacto a armazenagem de água, através de muitos açudes ou de grandes barragens (acumula no inverno e libera no verão); retirar água no Delta do Jacuí para o baixo Sinos; alterar a matriz produtiva da lavoura de arroz; e ainda racionalizar consumos. "Há ações que nos mostram que temos caminhos a trilhar", afirmou ele.

A vice-presidente de Infraestrutura da ACI, Gladis Killing, que coordenou a reunião-almoço, reforçou a importância do trabalho conjunto, sempre na busca de alternativas que visem solucionar problemas coletivos. O patrocínio do Prato Principal foi da Custódio de Almeida Marcas e Patentes, com apoio do Sicredi e colaboração de Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 27/1/2012

Receba
Novidades