Relatório de consultoria propõe ações para ACI nos próximos anos

Por ACI: 09/11/2023

A ACI recebeu nesta terça-feira, 07, o relatório final da ABC Negócios, consultoria que conduziu o processo de transformação organizacional e de atuação da entidade, que busca assegurar maior relevância, sustentabilidade financeira e ampliação da capacidade de executar o seu propósito de acolher e promover o desenvolvimento sustentável dos associados e da região.

Entregue durante reunião com os vice-presidentes, o documento aponta um conjunto de ações estratégicas, envolvendo especialmente a oferta de novas soluções e novos benefícios aos associados em diversas áreas. Parte das inovações foi lançada em outubro de 2022, durante a comemoração dos 102 anos, como ACI Saúde, ACI Talentos, ACI Microcrédito, ACI Open Innovation e novo atendimento jurídico, que vêm obtendo aderência crescente entre MEIs, micro, pequenas, médias e grandes empresas.

Este ano, foi lançado o ACI TÁ Na Mão, aplicativo que permite acesso a todos os serviços e produtos da ACI, além de notícias, estrutura da entidade, cursos e eventos e empresas parceiras. Outro destaque é o Guia de Descontos, que reúne mais de cem empresas parceiras e oferece descontos a associados e colaboradores. A entidade também passou a veicular informações relevantes em página quinzenal nos jornais diários do Grupo Sinos. “Nos próximos dois anos, outras inovações serão apresentadas e a ACI será cada vez mais provedora de soluções para o mercado”, afirma o presidente Diogo Leuck.

Em sintonia com as indicações do relatório, a entidade formatou uma estrutura comercial mais robusta e pretende executar gradualmente novas estratégias de comunicação com os associados, visando apresentar-lhes todos os benefícios disponíveis. Exemplos são os descontos em instituições de ensino para funcionários de associados que podem chegar a 60% dos custos de cursos de graduação e mestrados e totalizam cerca de 94% do total arrecadado com mensalidades pagas pelos associados à entidade em contrapartida às diversas soluções disponibilizadas.

Investimentos

O vice-presidente de gestão estratégica, Eduardo Cansi, que coordenou a transformação, destacou as mudanças já efetuadas, como a reestruturação das equipes internas, a integração e otimização de processos e oferta de soluções que já geram resultados positivos, inclusive aumento do número de associados.

Entre fevereiro de 2022 e novembro deste ano, a entidade investiu R$ 1,2 milhão em obras civis, aquisição de softwares, móveis e equipamentos e consultoria em gestão empresarial. No período de cerca 18 meses, reduziu custos equivalentes a R$ 620 mil e prepara investimentos da ordem de R$ 1,5 milhão nos próximos dois anos.

O presidente eleito, Robinson Oscar Klein, disse que a gestão 2024-2025 buscará consolidar as mudanças na entidade e que para tanto as vice-presidências os comitês atuarão de forma alinhada.

Benchmarking

Para desenvolver o processo de transformação, a ACI fez um diagnóstico interno, consultou associados e utilizou como referência as estratégias de atuação de entidades coirmãs de Cascavel e Toledo/PR, Florianópolis/SC e Caruaru/PE, dentre várias outras ACIs, que têm foco em sustentabilidade financeira, geração de valor, atuação comercial intensa e estruturas de incentivos conectadas a resultados.