Regional Metropolitana, Vale do Sinos e Vale do Caí da Federasul divulga nota sobre bloco 1 de concessões de rodovias

Por ACI: 18/11/2025

A regional Metropolitana, Vale do Sinos e Vale do Caí da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), reunida em Novo Hamburgo nesta segunda-feira, 17, divulgou posicionamento em relação ao bloco 1 de concessões de rodovias proposto pelo governo do estado.

Conforme a avaliação dos dirigentes de ACIs presentes ao encontro, a demanda do não pedagiamento da ERS-118, rodovia urbana de tráfego diário, doméstico e pendular, usada para trajetos curtos, com função estrutural e integradora da região, compreendendo municípios de menor PIB per capita e elevados índices de criminalidade, como Alvorada e Viamão, com duplicação orçada em R$ 130 milhões em trecho com perfil de corredor humanitário, o que a qualifica a receber recursos do Funrigs previstos em montante de R$ 1,5 bilhão no bloco, está contemplada no projeto.

Importante também é a construção da ERS-010, denominada de Rodovia do Progresso, que cria rota alternativa de ligação entre Porto Alegre e Campo Bom, com acesso à ERS 239 e às regiões do Sinos, Serra, Hortênsias e Paranhana.

Por outro lado, carece ainda de melhorias o valor da tarifa por km, com a redução para leilão condizente com os de outras concessões do RS, como CCR (Freeway e BR-386) e Sacyr (Rota de Santa Maria). A cobrança de pedágio deve observar com rigor o conceito rodoviário, com a localização de pórticos de pedágio fora dos perímetros urbanos.

“Confiando na sensibilidade do governo estadual, solicitamos que as comunidades e as entidades representativas dos setores produtivos dos municípios envolvidos sejam ouvidas e tenham suas demandas atendidas, afinal serão 30 anos de concessão”, diz a nota assinada pelos vice-presidentes regionais Valdir Mattos (Vale do Sinos e Vale do Caí) e Darcy Zottis (Metropolitana e Delta Do Jacuí) da Federasul.

Receba
Novidades