Qualidade de vida

Por ACI: 01/05/2023
Foto: Bigstock

Simplificando este conceito, podemos dizer que qualidade de vida é equilíbrio. Equilíbrio entre vida pessoal e profissional, entre família, amigos e um tempo só para si, mas acredito que isso é ser simplista, principalmente quando falamos em qualidade de vida para os jovens aprendizes.

Para uma galera que é tão conectada, tão agitada e tão dinâmica, não podemos apenas falar em equilíbrio. Devemos ir mais afundo no tema. Neste momento, alguns jovens vão pensar que “... tudo isso que está aí eu faço, eu sei, não precisa ficar dizendo, quem ele pensa que é para me dizer isso...”, mas devemos, sim, falar sobre este tema e mostrar todos os caminhos possíveis para alcançarmos a qualidade de vida.

O primeiro passo é o autoconhecimento, isto é, entender do que gostamos e do que não gostamos de fazer. Assim, podemos buscar de forma mais assertiva quais cursos queremos fazer e qual carreira vamos seguir, o que facilitará o ingresso no mercado de trabalho. Não podemos esperar que este jovem venha com sua inteligência emocional e suas soft skills (competências comportamentais) já totalmente maduras e preparadas, pois isso vai ocorrer ao longo dessa sua jornada, tanto na empresa quanto no seu dia a dia. Da mesma forma, vai ocorrer com suas hard skills (competências técnicas), que serão desenvolvidas ao longo de sua vida acadêmica.

O que este jovem deve ter para começar sua experiência no mercado de trabalho é mente aberta, motivação, animação e disposição para se dedicar ao máximo. Desta forma, o seu começo será leve, agradável e o levará a um excelente futuro na sua carreira. O autoconhecimento ajudará este jovem a identificar os hobbies que mais nos agradam e que vão auxiliar na diminuição do stress, das preocupações e das ansiedades do dia a dia.

Lógico não podemos esquecer que cuidar da saúde física também é extremamente importante, tendo em vista que vemos e ouvimos de muitos jovens, nas turmas de aprendizagem, que nem sempre a prática de algum esporte faz parte de sua rotina. Isso ascende a luz vermelha de alerta para pais e professores. Devemos incentivar a prática de esportes e de uma alimentação saudável para nossos jovens, para que estes tenham saúde, disposição e foco para se desenvolver pessoal e profissionalmente.

Os jovens também devem ter atenção redobrada com as redes sociais, tanto no que estão postando, quanto com o que estão consumindo nas mesmas. As redes sociais não são apoios psicólogos e não servem como orientadores para seu desenvolvimento. Da mesma forma, diminuir o tempo nas redes sociais e dentro dos smartphones é fundamental, pois o mundo é lindo aqui fora! Devemos aproveitá-lo ele ao máximo!

Reunir-se com a família, amigos e colegas de trabalho também é importante. O convívio social é indispensável para trocar ideias, rir, abrir os horizontes e ter a percepção que o mundo é bem maior que a tela do celular.

Analisando agora o perfil profissional do jovem, há aspectos a que este deve ficar atento para manter sua qualidade de vida dentro do ambiente de trabalho. Como dito no início, conhecer-se bem, ter certeza dos seus gostos e em que área este futuro profissional quer atuar é muito importante. Tendo feito essa escolha de forma assertiva, o jovem deve se dedicar ao máximo ao seu trabalho (vestir a camisa da empresa, como se dizia antigamente), considerá-la sua, mostrar empenho, comunicar-se de forma correta (deixando as gírias de lado), cuidar com dress code, estar sempre atualizado quanto ao trabalho, às notícias e o que está 'rolando' de novo no mundo, ter boa postura profissional, ser proativo, ser prestativo e demonstrar respeito para com todos. Sem contar aquelas regrinhas básicas que aprendemos em casa: “bom dia, boa tarde, boa noite, obrigado, desculpa, com licença, tchau, bom fim de semana”. Regrinhas de boa educação que demonstram o quão adulto, profissional e responsável o colaborador é.

E, para fechar com chave de ouro, dicas finais: investir na educação e no desenvolvimento contínuo, nunca parar de buscar conhecimento, buscar cursos de interesse, fazer faculdade, ler bons livros, ver boas séries, ouvir um podcast, ler artigos interessantes na internet, tudo é válido. Seguindo estes passos, o jovem terá uma excelente qualidade de vida pessoal e profissional. Terá bons resultados na carreira que decidir seguir e terá uma vida de muita curtição e diversão!

Patrick Silva - Consultor em gestão e desenvolvimento humano