Projeto de desenvolvimento integrado Estância 360° será apresentado no dia 08
Será lançado no próximo dia 08, data de emancipação do município, às 14h, na Sociedade de Canto União, o projeto Estância 360°, que visa ao desenvolvimento integrado de Estância Velha nos próximos 28 anos. A iniciativa é do Instituto Pró-Estância Velha (IPEV), formado por empresários e outros representantes da sociedade civil, que pretendem definir, de forma participativa, um conjunto de estratégias para transformar a realidade do município até 2050.
Nesta terça-feira, 30, os principais indicadores que servem de base ao projeto foram apresentados, em reunião do Comitê Regional da ACI em Estância Velha, pelo presidente Diogo Leuck e pelo empresário Eduardo Cansi, CEO da Apta Resinas, um dos fundadores do IPEV e vice-presidente de Gestão Estratégica da entidade.
Destacam-se, conforme Cansi, a explosão demográfica e a queda do PIB per capita ao longo dos últimos 20 anos. Entre 2002 e 2020, a população de Estância Velha aumentou 36,7%, o dobro da média nacional, e, hoje, o município tem o menor PIB per capita da região, com R$ 30.854,00. “É urgente nossa mobilização como munícipes para alterar a realidade”, afirma.
Conforme o raio x elaborado por uma empresa de consultoria, a migração de população de baixa renda aumentou a densidade populacional de Estância Velha para 973 habitantes/km² em 2021 e fez os gastos públicos com educação e saúde crescerem 63% entre 2016 e 2021, ante um aumento de receita de apenas 24% no período.
Além disso, a perda de empresas e a desindustrialização do município determinaram queda no número de postos de trabalho. Em 2013, havia 3.023 empresas instaladas, número que caiu para 2.834, em 2021. Em 2002, 48% do PIB originavam-se da indústria. Em 2019, a participação do setor industrial foi de apenas 28%.
Mas, segundo o levantamento feito, a oferta de mão de obra é um fator positivo para o município. 32,4% da população têm entre 32 e 39 anos, o que indica um grande contingente de jovens e adultos à disposição das empresas já instaladas e de outras que estão sendo atraídas, cujo anúncio oficial será feito antes e no dia do lançamento do Estância 360°.
Desenvolvimento em etapas
Inspirado no Movimento Ivoti 100, cujo relatório está em fase de análise na câmara de vereadores do município vizinho, o Estância 360° será desenvolvido em três etapas.
Etapa 1 – Definição do diagnóstico. Reconhecimento e revisão dos antecedentes da realidade da cidade e da região e identificação dos problemas centrais urbano-territoriais de Estância Velha.
Etapa 2 - Definição de diretrizes estratégicas. Elaboração de estudos globais, programas e projetos ícones e definição de fichas técnicas de projetos.
Etapa 3 – Definição de modelos socioespaciais e de gestão.
Todo o processo será feito através de oficinas públicas, reuniões setoriais e entrevistas chaves e uma equipe técnica, a ser constituída, será responsável pela gestão e tomada de decisões, com apoio do poder público.
“O objetivo é apresentar o primeiro relatório, com diagnóstico da situação do município, no dia 22 de novembro”, afirma o presidente da ACI, Diogo Leuck. Outro relatório, com as diretrizes estratégicas do projeto, deve estar finalizado em janeiro de 2023 e o relatório final, contendo as estratégias de desenvolvimento integrado de Estância Velha, deve ser apresentado e entregue à câmara de vereadores para análise em fevereiro do próximo ano.
O Estância 360° já conta com o apoio de Sicredi Pioneira, Valle Investimentos, Exatus Contabilidade, Hartz Tintas, Clip e DGT. Outras empresas são convidadas e integrá-lo.