Projeto ACI Talks aproxima empresários de alunos no Vale do Sinos
Um projeto de compartilhamento de experiências liderado pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Dois Irmãos e Ivoti vem aproximando empresários e alunos no Vale do Sinos.
Através do ACI Talks, voluntários ligados à entidade dedicam parte de sua agenda para bate-papos com estudantes de escolas públicas e particulares sobre mercado de trabalho e competências mais valorizadas atualmente pelas empresas, bem como sobre empreendedorismo, educação financeira, inovação e postura profissional.
As atividades são realizadas com o apoio e a participação das secretarias municipais de educação, sem qualquer custo aos cofres públicos, e têm como objetivo informar e orientar os estudantes em suas escolhas profissionais futuras.
A vice-presidente do Comitê de Educação e Cultura da ACI, Cristine Schneider da Rocha, responsável pela iniciativa, afirma que o projeto vai encerrar 2025 com cerca de 3,3 mil alunos impactados. “Se mudarmos a vida de um estudante, a iniciativa já terá valido a pena. E, acreditem, já transformamos muitos”, afirma.
Projeto em números
Este é o terceiro ano consecutivo que o projeto é realizado. Em 2023, foram cerca de 2 mil participantes. Já em 2024, o número saltou para 4.045 estudantes, de 101 turmas em cidades como Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha, Ivoti, Dois Irmãos e Morro Reuter, abrangendo escolas públicas, privadas, turmas de EJA e jovens aprendizes. Ao todo, 54 voluntários dedicaram mais de 150 horas em 78 encontros. Em 2025, serão realizadas 56 agendas ou bate-papos, em que os alunos podem fazer perguntas e esclarecer dúvidas sobre as atividades profissionais dos voluntários. Uma das turmas beneficiadas era formada por alunos surdos e mudos.