Profissionais conhecem área de gestão de pessoas da InBetta

Por ACI: 28/03/2024

Nesta quarta-feira, 27, um grupo com 25 participantes visitou a InBetta, em Esteio, onde foi recebido pelo Diretor Corporativo de RH, Evandro Leorato Machado, que atua há mais de 30 anos na empresa. A visita foi dividida em informações institucionais, abordagem da área de gestão de pessoas e visitação à fábrica da Atlas, guiada pelos profissionais de treinamento operacional.

Machado apresentou a trajetória da empresa, que nasceu em 1947, como Betannin. Explicou o surgimento orgânico das demais empresas que compõem o grupo de nove unidades de negócios: Bettanin, Atlas, Sanremo, Ordene, SuperPro, Sandene, Lanossi, Bettech e Lots Home Shop. Juntas, elas empregam mais de 3 mil profissionais, produzem uma variedade de itens superior a 5 mil, produzem 50 milhões de produtos por mês e exportam para mais de 50 países.

O grupo conta com conselho de sócios, conselho de família, conselho consultivo e auditoria externa. Na sequência, há o presidente, que é da 2ª geração da família, e a diretoria de RH, que é composta por três gerências: Treinamento & Desenvolvimento, Relações Trabalhistas e Recursos Humanos.

Outras informações apresentadas

- As empresas realizam pesquisa de clima anualmente; em 2023, a favorabilidade foi de 87,2%.
- Possuem o programa + Viver InBetta, que, além do benefício de plano de saúde e odontológico, conta com estrutura própria com médicos, dentista, psicóloga e assistente social.
- Alguns benefícios oferecidos: PPR, prêmio assiduidade mensal e anual, refeitório no local, transporte fornecido pela empresa, convênio com óticas e farmácias, auxílio creche, auxílio escola, auxílio funeral e seguro de vida em grupo.
- Realizam o “Guia de Avaliação e Feedback”, atualmente sistematizado.
- Possuem os programas participativos Caixa de sugestões, Times de Melhoria e Semana da Inovação e Excelência, que premia os melhores do ano.
- A caixa de sugestões é para apresentação de ideias individuais ou de até três pessoas. Já são 5.647 ideias cadastradas e 2.920 implementadas, uma taxa de implementação de 52%. R$ 258.188,00 foram investidos em premiações das ideias.
- É dado retorno das ideias não aprovadas, o que garante a continuidade do projeto.
- Há 34 times de melhorias ativos, que concluíram 33 projetos, nos quais foram distribuídos R$ 195.184,47 em premiações. O retorno auditado dos projetos foi de R$ 4.707.697,59.
- Possuem a Academia de Líderes InBetta, o programa Samurais da InBetta, em que usuários chaves e que possuem visão sistêmica, são defensores dos processos e guardião dos valores da empresa.
- 53,7h é média de treinamento anual. 4,48h média mensal por colaborador.
- Contam com o Comitê TransformAção, responsável por projetos de Responsabilidade Social e de Sustentabilidade.
- O programa “Muda Mundo” auxilia professores a resgatarem valores, ética e consciência ambiental em sala de aula.
- Projeto Pescar, ativo desde 2015, é voltado ao desenvolvimento de jovens, os próprios colaboradores podem auxiliar na ministração das aulas.
- O Programa Superar é responsável por capacitar e apoiar profissionais com deficiência (PCD).
- Movimento pelo Bem, ativo desde 2016, contempla as campanhas promovidas pelo Comitê TransformAção para movimentar os profissionais da InBetta em prol de uma causa social.
- Diversas entidades foram contempladas pelas doações, como a AACD e o Instituto Do Câncer Infantil – RS.
- Foram mais de R$ 3,5 milhões investidos.
- Utilizam a Lei Rouanet e apoiam o Piseg.