Previdência privada: a alternativa para um futuro financeiro tranquilo

Por ACI: 24/01/2026

Neste sábado, 24 de janeiro, a previdência social completa 103 anos. Ela foi instituída em 1923, com a industrialização crescente e a necessidade de amparar os trabalhadores diante das novas condições econômicas e sociais.

Milhares de pessoas já foram beneficiados pela previdência social no Brasil desde a sua criação. Somente em 2025, mais de 41 milhões de pessoas foram contemplados pelo benefício.

Mas nos últimos anos, a mudança no perfil dos trabalhadores e a maior expectativa de vida trouxeram muitas dúvidas sobre o futuro da Previdência Social para os próximos anos. Com isso, muitas pessoas passaram a olhar para uma nova opção de planejamento de futuro: a Previdência Privada.

A modalidade é uma excelente oportunidade para garantir uma reserva financeira no futuro ou complementar a aposentadoria normal.  Esse tipo de investimento permite acumular valores para objetivos futuros, desde aposentadoria, estudos ou aumento do patrimônio com segurança e boa rentabilidade. Para isso, podem ser realizados aportes mensais ou esporádicos, para assim, no futuro resgatar em forma de renda ou saque total.  

Modalidades disponíveis

De acordo com o analista de investimentos do Sicoob MaxiCrédito, Leonardo Spengler, há duas modalidades disponíveis para contratação da previdência privada na Cooperativa. O Plano Multi-Instituído é ideal para acúmulo de capital para o futuro, planejamento sucessório, através da indicação de beneficiários e possibilidade de contratação de pecúlios (cobertura por morte ou invalidez total e permanente). Além disso, o benefício tributário de até 12% para o participante que declara seu IR pelo modelo completo.

Já no Plano VGBL (Vida Gerador de Benefício Livre) existe diferenças na tributação que é calculada apenas sobre o rendimento e a carência do plano é de 60 dias. Ela também é ideal para o acúmulo de capital para o futuro e o planejamento sucessório.

Spengler afirma que investir em previdência é uma forma de planejamento financeiro. Ela é ideal para quem visa o complemento da aposentadoria, bem como para aquelas pessoas que buscam realizar um sonho. O analista afirma que, independentemente do valor, o importante é começar a fazer pequenas reservas financeiras e, além da previdência, o Sicoob oferece outras possibilidades de reserva financeira como RDC, Poupança e outros fundos de investimentos.

Para saber mais sobre previdência privada, procure sua agência do Sicoob MaxiCrédito ou nos acione via canais digitais.

O Sicoob MaxiCrédito

Com 41 anos de história, o Sicoob MaxiCrédito está entre as dez maiores cooperativas financeiras do Brasil. Com 102 postos de atendimento nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, a Cooperativa conta com mais de 1,5 mil colaboradores que prestam atendimento consultivo aos mais de 263 mil associados.

Fonte/associada: Sicoob MaxiCrédito

Receba
Novidades