Presidente Executivo do IBTeC está entre os cientistas mais influentes do mundo
O presidente executivo do Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC, Valdir Soldi, aparece em um ranking que aponta os 150 pesquisadores brasileiros mais influentes do mundo na área da química. Valdir Soldi, que é catarinense de nascimento, está há 13 anos no IBTeC, dez anos como vice-presidente e agora no terceiro ano como presidente executivo, tem em seu currículo mais de 35 anos de vida acadêmica, ligado à Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O ranking que é publicado pela Research.com, avalia o alcance das publicações cientificas de cada pesquisador, considerando o número de vezes que cada artigo foi citado no contexto da pesquisa científica a nível mundial. O presidente executivo do IBTeC é um dos 34 cientistas da UFSC, de 12 áreas de conhecimento, listados entre os mais influentes do Brasil.
O presidente executivo do IBTeC tem Graduação e Mestrado em Química pela UFSC-SC, Doutorado em Química (Físico-Química) pela USP-SP e Pós-Doutorado pela Rutgers University-New Jersey-USA. É Gestor do CB-11 (Comitê Brasileiro de Normas Técnicas da ABNT). Foi pesquisador nível 1 do CNPq tendo em seu currículo mais de 150 artigos científicos publicados em revistas internacionais (índice h=41 com cerca de 6000 citações) e aproximadamente 60 orientações de mestrado e doutorado. No contexto da pesquisa científica, desenvolveu projetos associados a sistemas poliméricos nanoestruturados para incorporação de atividades antimicrobianas, materiais avançados e sustentabilidade. Integra o Conselho de Administração da Fenac e é membro titular do COMMODA - Comitê da Cadeia Produtiva da Moda, da FIESP.
Valdir Soldi morou fora do Brasil em diferentes momentos de sua vida, tendo feito a principal passagem internacional em New Jersey-EUA, onde fez seu pós-Doutorado Química.
Fonte/Associada: IBTeC