Presidente destaca ações da ACI e apoio a projetos de lei que beneficiam associados

Por ACI: 20/05/2022

Na abertura do Prato Principal de maio, nesta quinta-feira, 19, o presidente da ACI, Diogo Leuck, agradeceu aos patrocinadores e saudou os participantes do evento mensal, entre eles o deputado estadual Issur Koch, representando a Assembleia Legislativa do RS. Parabenizou os novos sócios de abril e as empresas homenageadas de maio. Em seguida, destacou uma série de ações que a entidade vem realizando ou apoiando, em benefício dos associados e do desenvolvimento regional.

Um dos destaques é o lançamento de uma campanha de incentivo à destinação, por parte das empresas, de 5% do ICMS pago para projetos de aquisição de viaturas, equipamentos de proteção individual e armamentos para órgãos de segurança pública.

O Programa de Incentivo ao Aparelhamento da Segurança Pública (PISEG) existe desde 2018 e visa melhorar o aparato policial com projetos específicos de cada município ou região. As empresas enquadradas como Lucro Presumido e Real podem destinar até 5% do ICMS pago ao programa, sendo 90% do montante compensáveis com o tributo e 10% doação. Também pode ser feito aporte como adiantamento e compensado em períodos posteriores, gradativamente.

Leuck destacou também o apoio da ACI aos projetos de lei 48/2022, recém aprovado pela Assembleia Legislativa e que autoriza a adesão do RS ao Regime de Recuperação Fiscal proposto pelo governo federal, e 51/2022, em votação, que prevê a destinação de recursos estaduais para obras em rodovias federais, como a construção de um viaduto no entroncamento da RS-240 com a BR-116, em São Leopoldo, que é um dos grandes gargalos logísticos do Estado e impacta as atividades das empresas.

Na próxima semana, continuou Leuck, a ACI estará presente ao Salão Internacional do Couro e Calçados (SICC), em Gramado, do qual o maior estande, com 595m², é o do Estação Moda RS, projeto coletivo que reúne 24 micro e pequenos fabricantes de calçados da região. A iniciativa é do Sebrae RS, com o apoio da ACI e de prefeituras da região.

O presidente também convidou os participantes para assistirem o Programa Estação Hamburgo, nesta sexta-feira, às 20h, do qual é um dos entrevistados, e para os próximos encontros políticos da ACI, com Onyx Lorenzoni, pré-candidato ao Governo do RS pelo Partido Liberal, no 09 de junho, Comandante Nádia, pré-candidata ao Senado Federal pelo Progressistas, dia 14 de junho, e Luís Carlos Heinze, pré-candidato ao Governo do RS pelo Progressistas, no dia 23 de junho.

Antes, no próximo dia 30, será realizado evento com a participação das empresas que integraram a Missão Empresarial ao Texas, em março, que farão um relato das suas experiências e das negociações que vêm realizando para atuação nos Estados Unidos, algumas das quais em estágio avançado.

A próxima edição do Prato Principal será realizada no dia 30 de junho, tendo como palestrante o mentor de negócios Torriani, que abordará o tema como triplicar as vendas do seu negócio nos próximos 90 dias usando o marketing digital.