Prefeitura promove capacitação gratuita para empresas locais venderem ao setor público

Por ACI: 06/11/2025

A Prefeitura de Novo Hamburgo está lançando uma iniciativa para ajudar micro e pequenas empresas da cidade a explorarem novas oportunidades no setor público. No dia 12 de novembro, às 14h, será realizado o evento “Compras públicas na prática: como vender e crescer com o setor público”, no Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (CIT), localizado no bairro Canudos.

Organizado pela Secretaria de Gestão, Governança e Desburocratização (SMGGD), o encontro tem como objetivo apresentar o Portal de Compras Públicas, plataforma onde ocorrem as licitações eletrônicas, e orientar os participantes sobre como se cadastrar, operar e entender os fundamentos das licitações. 

A secretária da SMGGD, Andrea Schneider Pascoal, explica que o evento busca aproximar o poder público do setor produtivo local. “Queremos descomplicar o processo de compras públicas e mostrar que ele está ao alcance das empresas da cidade. Quando uma empresa local fornece para o município, os recursos permanecem na região e fortalecem a economia”, destaca. A legislação vigente oferece condições especiais para micro e pequenas empresas, facilitando sua participação nas licitações. “O sistema é aberto a negócios de todos os tamanhos, mas garante vantagens específicas para os menores empreendimentos”, explica Andrea.

A Diretora Geral de Compras e Licitações da SMGGD, Lilian Rodrigues, reforça que a capacitação será prática e voltada para o cotidiano dos empreendedores. “Vamos ensinar o passo a passo — do cadastro à participação nas disputas — para que mais empresas se sintam confiantes e preparadas para vender ao setor público”, afirma.

O evento é uma realização da SMGGD, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo (SMDEIT), por meio da Sala do Empreendedor, e parceria da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI), do Sindicato do Comércio Varejista do Vale Germânico (Sindilojas Vale Germânico), da Câmara de Dirigentes Lojistas de Novo Hamburgo (CDL-NH), do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Portal de Compras Públicas. Faça aqui sua inscrição.

Serviço

Evento: Compras públicas na prática – Como vender e crescer com o setor público
Data: 12 de novembro de 2025
Horário: 14h
Local: Novo Hamburgo Centro de Inovação e Tecnologia (Rua Mundo Novo, 805, bairro Canudos)
Público-alvo: micro e pequenas empresas locais

Inscrições: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfgZ85_ax2N1ZEiTout9qWD7-IGMnbmtZ0fl5OUL2WM4nhHfQ/viewform 

Objetivo: fomentar a participação das empresas locais nos processos licitatórios, apresentando o Portal de Compras Públicas (plataforma onde ocorrem as disputas) e orientando sobre cadastro, operação e noções básicas de licitações. Será também uma oportunidade para compreender como as contratações públicas podem impulsionar as vendas e fortalecer o comércio local.

Programação

Das 14h às 14h15 - Abertura oficial, boas-vindas e contextualização sobre a importância das compras públicas para o desenvolvimento local.
Das 14h15min às 14h45min - Entendendo as compras públicas. Noções essenciais da Nova Lei de Licitações
Das 14h45 às 15h30min - Vender para o governo: um novo mercado para micro e pequenas empresas
Das 15h30min – 16h15min - Na prática: como participar pelo Portal de Compras Públicas
Das 16h15min às 16h30min: encerramento e networking

 

Receba
Novidades