Ponte que liga o Brasil à Argentina tem trânsito liberado após interdição para veículos pesados
Por ACI: 19/09/2022
A ponte internacional Agustin Justo-Getúlio Vargas, que liga Uruguaiana a Paso de Los Libres, na Argentina, ficou totalmente interditada para o tráfego de veículos pesados durante três dias, por problemas estruturais no lado brasileiro. A interdição da ponte trouxe prejuízos para o comércio internacional. Os caminhões precisaram desviar do trajeto em cerca de 400 quilômetros, passando por São Borja. Veículos leves puderam passar pela ponte, que funcionou com esquema de "pare e siga".
O Sindicato dos Despachantes Aduaneiros do Estado do Rio Grande do Sul (SDAERGS) participará de uma reunião com a Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros (Feaduaneiros) nesta terça-feira, 20, em Brasília, para conseguir soluções definitivas para o problema.
Segundo o presidente do SDAERGS, Marcelo Clark Alves, as entidades vão também se reunir com representantes dos Ministérios da Infraestrutura e da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. "Não só o Rio Grande do Sul é prejudicado, mas todas as exportações e importações que circulam por Uruguaiana. Como as de São Paulo, muitas montadoras de veículos passam por esta ponte. É um dano muito grande, precisamos ter uma solução imediata do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura em Transporte)", argumentou.
Prejuízos a diversos segmentos
Entre os segmentos afetados estão os de calçados, couro, químicos, eletrodomésticos e produtos de limpeza. Conforme a Feaduaneiros, passam pelo local mais de 250 mil caminhões por ano, em transposição de fronteiras, movimentando mais de US$ 9 bilhões em mercadorias.
O diretor da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Leandro Villela Cezimbra, lembra que, mesmo com as dificuldades, a Argentina é a principal parceira comercial do Estado e uma das principais do País. "Se o principal entreposto é Uruguaiana e está com problema na ponte, ao ter um dos governos interditando o espaço por falta de segurança, a gente fica em uma situação muito difícil. A solução tem que ser dada pelos governos dos dois países, nós, enquanto ACI, e junto com SDAERGS, vamos buscar contato com a Associação Comercial e Industrial de Uruguaiana para tentar ajudar", afirma Cezimbra.
O Dnit esteve no local no último sábado (17) e informou que, após a primeira vistoria," detectou-se a necessidade de se fazer um reforço nas vigas da ponte Internacional Brasil/Argentina, no km 725 da BR-290/RS, em Uruguaiana. "A expectativa era de que o serviço fosse concluído durante o fim de semana. Na manhã desta segunda-feira (19), o tráfego de caminhões foi, enfim liberado, também no esquema de "pare e siga", conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
O fluxo está sendo controlado com velocidade máxima em 20km/h e havendo distanciamento 100 metros entre caminhões. Técnicos do Dnit seguirão monitorando a situação da ponte. Um especialista de estruturas deve realizar uma vistoria no local na tarde desta segunda-feira,19. (Fonte: Jornal NH)