Plataforma cresce com conteúdo de caráter contestador
A palestra de encerramento do 8° Encontro de Empreendedorismo foi feita por Henrique Viana, CEO da Brasil Paralelo, que destacou a capacidade de empreender no segmento de streaming, dominado por empresas internacionais, com a criação da plataforma que já soma 350 mil assinantes e é conhecida por produzir documentários, séries e outros conteúdos com forte caráter questionador.
Fundada em Porto Alegre, em 2013, a Brasil Paralelo iniciou as atividades com o objetivo de ser um congresso presencial voltado à apresentação de números, informações e fatos sobre o país não divulgados pela mídia tradicional.
“Queríamos entender e apresentar as causas dos problemas do Brasil, como as ONGs que recebem verbas federais para projetos relacionados à Amazônia, por exemplo, mas que, na verdade, gastam a maior parte dos recursos em suas folhas de pagamento”, disse Henrique Viana, gaúcho de Porto Alegre, que divide a direção da empresa com dois sócios.
No entanto, com o passar do tempo e a maturidade da discussões, inclusive com empresários gaúchos, optou pela criação de uma plataforma de conteúdo amplo. O primeiro lançamento foi o documentário Congresso Brasil Paralelo, em dezembro de 2016, que já obteve 7,9 milhões de visualizações. Hoje, a empresa já possui mais de cem produções originais, como Brasil – A última Cruzada, O dia depois da eleição e O Teatro das Tesouras.
Além destes, o conteúdo inclui cursos, programas, filmes selecionados, análises e podcasts e catálogo infantil. Desde 2019, a Brasil Paralelo tem sede em São Paulo e, atualmente, emprega 260 colaboradores e tem faturamento de R$ 130 milhões (2021). A receita decorre 100% da venda de assinaturas. “Não recebemos nenhum tipo de verba do governo federal ou de qualquer outra esfera de poder e nossas produções resultam da nossa capacidade de criar boas histórias, do feeling da equipe de criação e do potencial de vendas” afirma Viana. Conforme ele, o caráter questionador das produções já rendeu ameaças e tentativas de intimidação por parte de políticos e órgãos de governo, mas todas foram contestadas com argumentos e informações reais .
EMPRESA EM NÚMEROS
- Sede em São Paulo
- 260 funcionários
- R$ 130 milhões em faturamento (2021)
- 350 mil assinantes
- Três planos de assinatura (de R$ 19,90 a R$ 59,90 ao mês)
- Presença em 100% dos estados e 83% dos municípios brasileiros
- 16 milhões de usuários únicos por trimestre no YouTube e 3 milhões de inscritos
- Mais de 100 produções originais, como o Congresso Brasil Paralelo