Planejamento estratégico ajuda empresa a saber onde está, onde quer chegar e como chegar lá
Por ACI: 16/09/2025
Planejamento estratégico foi o tema do Café da Manhã Gestão de Pessoas que a ACI realizou nesta segunda-feira, 15. A palestrante, Gilmara de Oliveira, executiva na Cedem Consultoria e Educação Empresarial, da Fundação Dom Cabral, e diretora na Evolução Consultoria Ltda, enfatizou que o planejamento estratégico é essencial para enfrentar o futuro e deu dicas para implementá-lo nas empresas. A atividade teve moderação de Jéssica Lilian Leuck, gerente de gestão de pessoas e cultura da Box Print e coordenadora do Comitê de Recursos Humanos da ACI.
“Planejamento estratégico é um processo sistemático e estruturado que ajuda uma organização a definir onde está, para onde vai e como vai. Em outras palavras, é uma forma de alinhar os objetivos de longo prazo da empresa com suas ações do dia a dia, garantindo foco, eficiência e sustentabilidade”, disse Gilmara.
Onde está envolve análise do cenário interno (forças e fraquezas) e do cenário externo (oportunidades e ameaças) e onde quer chegar diz respeito à definição de missão, visão e valores e metas estratégicas, enquanto como chegar lá relaciona-se à escolha de estratégias, planos de ação e indicadores de acompanhamentos.
Algumas características principais do planejamento estratégico são a visão de longo prazo (3 a 10 anos), atenção ao ambiente interno e externo e orientação à tomada de decisão. Além disso, dá direção e propósito a todos na organização, deve ser revisto periodicamente e permite ordenar as ideias das pessoas da organização, de forma que se possa criar uma visão do caminho que se deve seguir, bem como o resultado que se quer alcançar (objetivos, estratégias e resultados).
Um planejamento une ideias e ações e, conforme Gilmara, para a formulação de estratégias apropriadas, a empresa pode utilizar a Análise Swot, ferramenta de gestão que identifica os pontos fortes e fracos de um negócio, bem como as oportunidades e ameaças do mercado. Ela auxilia na tomada de decisões estratégicas, na otimização de recursos e na criação de planos de ação mais eficazes, tanto para empresas quanto para projetos ou até para indivíduos.
Análise Swot e proposta de valor do negócio conduzem a objetivos estratégicos e estes, por sua vez, a um mapa estratégico e a indicadores, metas e iniciativas estratégicas.
Para um posicionamento estratégico, isto é, para a empresa tornar-se e manter-se líder, três orientações, agrupadas em “disciplinas de valores”, são necessárias: excelência operacional, intimidade com o cliente e liderança em produto, que estão ligadas geralmente a grandes, médias e pequenas empresas, respectivamente.
A empresa também pode (e deve) utilizar o Balanced Score Card (BSC), que segue a lógica de equilíbrio entre causas e efeitos. O sistema de avaliação empresarial tem como principal diferencial reconhecer que os indicadores financeiros, por si mesmos, não são suficientes para isso, uma vez que só mostram os resultados dos investimentos e das atividades, não contemplando os impulsionadores.
Porque fazer/implementar planejamento estratégico
- Melhora a tomada de decisão dos líderes
- Indica o caminho a ser seguido pala organização
- Melhora o relacionamento e entendimento entre os times
- É uma bússola
- Organiza, estrutura e melhora a comunicação
- Reconhece, valoriza e incentiva as pessoas
- Direciona a gestão comercial, industrial e de serviços
- Aumenta vendas e produtividade
Fonte: Cedem / Fundação Dom Cabral
Patrocínio: Valderez Soluções 360, Doctor Clin, Sicredi Pioneira, Sant Saúde, Izabela Lehn Consultoria em LGPD para Empresas e Eccel Restaurantes Empresariais