Orçamento empresarial bem-elaborado e executado leva à lucratividade
Como está a lucratividade do seu negócio hoje? Foi com esta pergunta que Rose Goetz, diretora da Solluções Gestão Inteligente, iniciou sua palestra no Espaço Conexão ACI, nesta terça-feira 11. Abordando o tema a estratégia para a lucratividade através do orçamento empresarial, Rose listou uma série de desafios para a gestão das empresas atualmente, como gerir as finanças, reduzir a burocracia dos processos, lidar com crises no mercado, acompanhar a evolução tecnológica e a encontrar alternativas à alta carga tributária.
Citou também as principais causas de mortalidade de empresas no Brasil. “66% dos casos estão relacionados à falta de planejamento, capacitação e gestão, conforme pesquisa feita pelo Sebrae”, explicou a palestrante, destacando que ceticismo, comodismo, otimismo em excesso, pessimismo consciente e realismo motivado levam os gestores a creditar que não necessitam dessas ferramentas para conduzir os negócios.
Em contrapartida, Rose apresentou os exemplos de duas empresas que alcançaram resultados positivos fazendo uso dessas estratégias em 2022. Uma delas reduziu em 25% os custos por trimestre e outra aumentou em 21% a lucratividade no período de 12 meses.
“O orçamento é ferramenta para empresas de qualquer porte e segmento, mas é preciso atuar nele com fatos e informações reais, pois isso leva a melhores resultados”, enfatizou. Conforme a palestrante, o orçamento deve permitir decisões estratégicas, táticas e operacionais. Isso significa que, para obter lucratividade, a empresa precisa ter tecnologia, liderança, gestão de pessoas, comitê de crise, reserva de contingência, domínio do produto, saúde financeira, planejamento e medição.
Etapas de um orçamento
As etapas de um orçamento são as seguintes: planejamento do orçamento de vendas, programação da produção por quantidade e tempo, custos de produção e mão de obra direta, compra de matéria-prima e insumos/mercadorias, custos indiretos de fabricação/comercialização, orçamento de despesas operacionais, custo de estoque e matéria-prima, custos de produtos vendidos, orçamento de capital, orçamento de caixa, DRE, balanço patrimonial, fixação de indicadores de desempenho, projetado x realizado e análises de desvios.
O orçamento também deve conter indicadores de lucratividade, como margem bruta (lucro bruto/receita líquida x 100), margem operacional (resultado operacional antes do IRPJ e CSLL / receita líquida x 100) e margem líquida (resultado do exercício antes das participações / receita líquida x 100).
Vantagens do orçamento
As principais vantagens de um orçamento empresarial são definir de forma clara as metas de cada unidade, avaliar os resultados reais em face dos orçados, revelar pontos de eficiência e eficácia e gerar eficácia em cada área da organização. Rose propõe implementar um orçamento inteligente, que é constituído das seguintes etapas: planejamento (diagnóstico inicial, tratamento de dados, estudo de melhorias e definição de estratégicas), desenvolvimento (execução das estratégias, apoio à equipe e os líderes e análise e solução de problemas), controle (orçado x realizado, indicadores de desempenho, análise do histórico e dos desvios e metas) e acompanhamento (monitoramento do plano, relatórios de resultados, reunião mensal de análise e fluxo de caixa semanal). “Rodar o PDCA é essencial para melhorar os processos e garantir melhores resultados”, finalizou Rose Goetz.