Novos parâmetros da CIPA preocupam pequenos empresários

Por ACI: 10/11/2022

A preocupação das pequenas empresas em relação à adequação aos novos parâmetros de funcionamento da Comissão Interna da Prevenção de Acidentes (CIPA) esteve entre os temas debatidos durante a reunião mensal do Comitê Regional de Dois Irmãos da ACI nesta quinta-feira, 10, coordenada pela vice-presidente Thaís Alles.

Em janeiro deste ano, passou a vigorar a revisão da NR-05, que institui, entre outras obrigações, a necessidade de envio mensal de informações de SST – saúde e segurança no trabalho e a possibilidade de aproveitamento de treinamento, caso ele tenha sido realizado pelos integrantes a menos de dois anos. Com isso, os membros da CIPA eleitos em 2022 não precisarão receber treinamento caso sejam reeleitos no próximo ano. Logo, só membros novos devem cumprir essa etapa ao assumirem o cargo.

No encontro mensal, o diretor Leandro Cezimbra apresentou um panorama geral em relação ao resultado das eleições presidenciais, e tratou acerca do posicionamento da entidade acerca do cerceamento de liberdades de manifestação e o clima de animosidade que toma conta do país. Integrantes do comitê também destacaram preocupação quanto a um possível aumento da insegurança, aumento dos índices de inadimplência e reflexos negativos sobre a educação pública e a economia.

Cezimbra também destacou a criação, pela Fecomércio-RS, de um a plataforma de acompanhamento legislativo e o evento de apresentação, nesta sexta-feira, dia 11, do Microcrédito ACI NH, produto desenvolvido em parceria com a Sicredi Pioneira, Sebrae RS e RSGaranti. O público-alvo do evento são Microempreendores Individuais (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte, conforme os critérios abaixo indicados, além de contadores, convidados e autoridades.

Também integraram a pauta da reunião a confraternização de fim de ano e o planejamento das atividades do comitê em 2023.

Receba
Novidades