Novo Hamburgo terá a maior rua coberta do Brasil
O prefeito Gustavo Finck comandou, na noite desta quinta-feira (13), o lançamento oficial da primeira Rua Coberta de Novo Hamburgo, que será a maior do país e um marco para a promoção de lazer, cultura e turismo na cidade. A construção ficará localizada na Pista de Eventos José Eli Teles da Silveira, na Avenida 1º de Março, entre as ruas Osvaldo Aranha e Flores da Cunha.
Com 2.240 metros quadrados de área, distribuídos em 160 metros de comprimento, 14 metros de largura e 11 metros de altura, o espaço foi projetado para oferecer um ambiente seguro, amplo e versátil, disponível à população durante todo o ano. A estrutura metálica com telhas translúcidas proporcionará proteção e iluminação natural, criando condições ideais para a realização de diversos tipos de atividades.
A nova área será dedicada ao encontro comunitário, ao lazer e a grandes programações públicas, como desfiles natalinos e cívicos, shows, festivais, apresentações, exposições e feiras. Pensada para atender diferentes perfis de público, contará com sanitários femininos, masculinos e familiares, incluindo cabines individuais e coletivas, trocador infantil e plena acessibilidade. Do lado externo, o público terá à disposição bebedouro de água gelada e um chimarródromo, reforçando o caráter acolhedor do local.
Novas oportunidades
O prefeito Gustavo Finck ressalta que Novo Hamburgo deixou de se projetar para os próximos 20 ou 30 anos e passou tempo demais olhando apenas para as próximas eleições. Além disso, apesar de ter os pilares na indústria, o município precisa criar novas oportunidades de ampliar a arrecadação da cidade e melhorar os serviços para a comunidade. “Quem não entender que o turismo trará recursos, vai ficar para trás”, comenta.
A perspectiva é finalizar a obra para o aniversário de 99 anos de Novo Hamburgo, como um presente para a comunidade. O valor aproximado para a execução gira em torno de R$ 6 milhões, incluindo a infraestrutura e a iluminação.
Idealizador
Idealizador do projeto, o engenheiro civil Róger de Oliveira trouxe todos os detalhes da nova estrutura, bem como os tipos de eventos que poderão ocupar esse novo espaço em Novo Hamburgo. “Sou morador da cidade e me sinto honrado em estar participando deste processo”, destaca.
Entre as finalidades da iniciativa estão a promoção da convivência social com infraestrutura adequada, o incentivo ao turismo de lazer em Novo Hamburgo, a ampliação do calendário de programações e a consolidação do município como referência regional em cultura e entretenimento.
Com o lançamento da Rua Coberta, Novo Hamburgo dá mais um passo decisivo na qualificação de seus espaços públicos e no fortalecimento de uma política contínua de estímulo às atividades culturais, sociais e turísticas.
Fonte: PMNH