Missão da ACI conhece a Heineken, na Holanda

Por ACI: 03/09/2014

Confira as demais visitas da Missão Pela Qualidade ACI à Europa, nas matérias publicadas no site da entidade

Amsterdã/Holanda - Com o objetivo de analisar o turismo comercial, a Missão Pela Qualidade da ACI à Europa, esteve em visita na primeira fábrica da Heineken, hoje reformulada para receber turistas do mundo inteiro. Localizada em Amsterdã, na Holanda, a Heineken Experience é um tour multimidiático e interativo que envolve experiências abrangendo os quatro sentidos: visão, tato, olfato e paladar. De acordo com o presidente do Comitê Regional da Qualidade RS - Vale do Sinos, Everson Reynaldo, a preocupação em atender bem o cliente começa antes de ele chegar ao mundo da Heineken. "Com sistema de compra de ingressos pela internet, é possível adquiri-lo sem precisar parar em filas, custando, em média, 16 euros", antecipa ele

A visita na Heineken Experience não é guiada por um funcionário e sim por um aplicativo de celular. Antes de iniciar o tour é possível baixar este aplicativo, que traduz para qualquer idioma o que é transmitido durante a visita. No percurso todos os vídeos e falas são em inglês. "Com este aplicativo, o cliente consegue acompanhar as explicações de cada ambiente no seu idioma. Para os que não possuem aparelhos, é possível alugar um tablet no momento da compra do ingresso. O aplicativo foi uma solução simples, que possibilitou vir visitantes do mundo inteiro sem necessidade de ter diversos intérpretes", complementa Liliane Marchisio, consultora organizacional da Melius Consultoria em Gestão, integrante da Missão.

No início do tour, o grupo recebeu uma pulseira, com três botons, dois deles dando direito a degustação de um copo de Heineken, e um oferecia um brinde retirado no final da visitação. A primeira indústria da Heineken se localizava exatamente onde hoje está sendo feito o Heineken Experience. Sua fabricação é feita com quatro elementos básicos: água, cevada, lúpidos e levedura “A”. "Na visita, podemos acessar a sala onde era produzida a cerveja. Há quatro caldeiras de cobre em exposição, representando todo o processo produtivo", relata Liliana.

Na época de sua fundação a entrega era feita por carroças. Hoje a fábrica em Amsterdã conta com cavalos reais da família Heineken que, duas vezes por semana, distribuem em alguns pontos da cidade os barris com a cerveja. "Esta é uma forma de manter as tradições e a história da Heineken vivas", complementa Everson Reynaldo.

Após conhecer a parte histórica da Heineken houve a segunda parte da visita, mais envolvente e tecnológica. "Entramos em um simulador em 4D, chamado de Fila do Engarrafamento. Nele projetava-se o filme da produção da cerveja desde a sua confecção até o consumo final. Conforme o filme ia rodando, o simulador tremia para simular uma subida ou descida. Lançava jatos de água no momento de simular o engarrafamento das cervejas, lançava ventos, simulando as esteiras automatizadas da linha de produção, tremia simulando o transporte da carga, fazendo com que os visitantes se sentissem literalmente uma garrafa de Heineken", contam os integrantes do grupo.

Outro ambiente alegre é o espaço voltado ao futebol. Nele há videogames disponíveis para os visitantes jogarem, assim como camisetas de times e ligas patrocinados pela Heineken. Todos os visitantes podem sair da visita e fazer um passeio no barco da Heineken, que fica em frente a empresa. "O que mais chamou atenção na visita, foi a riqueza e preocupação com os detalhes. O marketing feito lá dentro é tão grande que todos saem de lá apreciadores da marca. O mix de informações, história, curiosidades e tecnologias, torna a visita agradável, e condiciona todos a apreciar o gosto desta cerveja. A interação entre os aplicativos, os jogos, a expectativa de não saber o que irá encontrar na próxima sala, faz com que você entre de cabeça no mundo da Heineken. Durante todo o percurso os atendentes vão te acompanhando em cada sala dando a impressão de ser um atendimento personalizado", relata o presidente do Comitê da Qualidade VS. Atualmente, a Heineken é vendida em mais de 170 países. Com diversas fábricas espalhadas pelos cinco continentes, a padronização dos ingredientes e do processo produtivo faz com que o sabor seja idêntico em qualquer parte do mundo.

A Missão da ACI segue em suas visitas pré-agendadas. Na Bélgica, em Bruxelas, será visitada a ELA (Associação Europeia de Logística), uma organização representativa, e na França, em Paris, a visita será destinada à área da construção civil, na Bouygues Construction.  

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Em 03/09/2014

Receba
Novidades