'Mídias off-line e on-line se complementam', afirma consultor de estratégia comercial

Por ACI: 08/02/2022

As mídias off-line e on-line não são necessariamente antagonistas. Cada tipo de mídia pode ser visto como uma ferramenta em prol do sucesso e do crescimento do negócio quando se conhece, escuta e entende as necessidades do cliente e se adequa a ele as estratégias da maneira mais objetiva possível, dentro ou fora da internet.

Durante o webinar marketing & vendas on-line realizado pela ACI nesta terça-feira, 08, com o patrocínio de Sicredi Pioneira, o consultor de estratégia comercial Márcio Staudt afirmou que o mundo fora do digital ainda existe e que as empresas não devem deixar de lado os investimentos em mídia off-line para comunicar-se com seus públicos.

“As mídias tradicionais oferecem grande alcance quando usadas de forma correta. Apesar de a internet parecer extremamente difundida, grande parte da população ainda não possui conexão com ela”, argumentou. No evento, com moderação do vice-presidente da Regional da ACI em Estância Velha, Leandro Kolling, Staudt também destacou a credibilidade e o relacionamento próximo dos canais de comunicação off-line.

Entre as possibilidades do marketing off-line, estão outdoor, anúncios de revista, jornal, rádio e televisão, cartão de visita e brindes para feiras, por exemplo, que continuam sendo eficazes, e veículos com níveis de investimentos diferentes, cuja escolha deve levar em conta o objetivo que se quer atingir.

Como alinhar o on-line com o off-line

Conforme o palestrante, o primeiro ponto a considerar é que uma estratégia não precisa necessariamente substituir a outra. “É possível e muito vantajoso aliar o online com o off-line”, afirmou Márcio Staudt, destacando que o ideal é que esses métodos se complementem e criem uma estratégia bem-definida e certeira.

Ao se planejar uma divulgação off-line, deve-se, em primeiro lugar, definir o objetivo a ser atingido, como captar novos clientes ou recuperar antigos, por exemplo. Deve-se também fazer uma programação diária, semanal e mensal, evitar execução menor do que três meses para medir resultados e estabelecer indicadores (KPI).

“Ao investir nas suas campanhas, não paute os resultados apenas nas vendas diretas, mas também na visão que pode ter sobre sua empresa por meio do monitoramento digital”, alertou Staudt. É recomendável, segundo ele, dar atenção aos acessos on-line, focando em como eles são alterados pelo que é feito no off-line. Dessa maneira, é possível determinar os melhores veículos de tração para a empresa.

“Em relação aos indicadores, visitas, ligações, contatos, cupons de descontos, participação em promoções e aumentos de cadastros são os principais resultados que se deve avaliar em uma ação off-line”, concluiu.

Patrocínio do webinar: Sicredi Pioneira

 

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