Meu Sapato Preto alia propósito e sucesso no e-commerce

Por ACI: 12/09/2025

Empreendedores de Campo Bom e região tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a trajetória de sucesso do e-commerce Meu Sapato Preto. Essa história foi narrada por Mateus Barcelos de Menezes, fundador e CEO da empresa. Ele foi o convidado especial da edição do Conecta Regionais: Campo Bom, realizada ontem, dia 11, no auditório do Feevale Techpark. A moderação do evento ficou a cargo de Débora Trierweiler, farmacêutica, proprietária e responsável técnica da Farmácia Apoteka e integrante do Comitê Regional ACI Campo Bom, responsável pela iniciativa.

Mateus Barcelos de Menezes, natural de Campo Bom, compartilhou sua trajetória empreendedora em uma apresentação marcada por números expressivos e reflexões sobre propósito. “Conectar pessoas que amam sapatos para construir um mundo melhor e mais feliz”, resumiu ele, ao falar sobre a essência da marca criada em 2019, que já ultrapassou R$ 50 milhões em vendas e atendeu mais de 100 mil clientes em todo o Brasil. “E-commerce é mais um canal de vendas. É um meio, não um fim”, ponderou.

Segundo Menezes, o caminho até esse resultado não foi linear. Ele recorda que sua primeira experiência com e-commerce, em 2013, resultou na venda de apenas dois pares de sapatos em seis meses. “Nem sempre se acerta de primeira — e está tudo bem”, afirma. O ponto de virada veio em 2018, quando identificou a oportunidade de transformar sobras de couro colorido em sapatos pretos, cor mais vendida no mercado. Dessa iniciativa nasceu o negócio que hoje é referência digital no setor calçadista.

A atuação da empresa é baseada no binômio atitude e foco na solução, premissas que norteiam todas as ações. Com mais de 350 mil acessos mensais em todas as suas marcas, o e-commerce reúne 387 mil seguidores nos perfis das marcas nas mídias sociais.

Crescimento consistente

O crescimento da empresa, que mantém taxa média de expansão superior a 30% ao ano nos últimos três anos, está apoiado em pilares como branding, marketing, pós-venda e performance. Para o empreendedor, o segredo não está apenas nos números, mas no propósito. “Números são apenas consequência daquilo que nos move”, destaca.

O empreendedor reforçou a importância de cada um encontrar a sua Ideia Central Permanente (ICP), ou seja, a força motivadora  para seguir a trilha planejada. “A minha ICP é ser feliz realizando transformações e vivendo tempo de qualidade com quem amo”, enfatizou.

Além da atuação à frente da Meu Sapato Preto, Menezes também é presidente do CDL Jovem, membro do Comitê Regional de Campo Bom da ACI, cofundador da Criatech Campo Bom e palestrante em eventos como o Fórum E-commerce Brasil. Para ele, a lição mais importante do digital é a coragem de mudar. “Em um mundo que muda rápido, se continuarmos fazendo a mesma coisa, os resultados serão os mesmos ou piores”, afirma.

Patrocínio:  Doctor Clin, Sicredi Caminho das Águas, Schmökel Organizações Contábeis e Nettcom

Apoio: Feevale Teckpark

 

Receba
Novidades