Inteligência artificial é aliada de professores e alunos para desenvolvimento de novas atividades
Por ACI: 25/06/2024
A inteligência artificial é aliada da educação, mas tanto professores quanto alunos precisam aprender e adaptar-se às novas tecnologias para ampliar conhecimentos, desenvolver habilidades adicionais e realizar novas atividades. O tema foi debatido durante o primeiro painel do Ser Educação em 2024, nesta segunda-feira, 24, no auditório da ACI, com transmissão pelo Youtube do Jornal NH. Os painelistas foram o presidente da ACI, Robinson Klein, a professora Patrícia Bassani, da Universidade Feevale, e Emerson Reis, mestre em Indústria Criativa e professor de marketing e gestão no Senac RS.
Patrícia Bassani afirmou que, em mundo conectado, com interação entre pessoas e humanos com não humanos, a escola também deve aprender a trabalhar com as máquinas. Defendeu o livre acesso de alunos ao ChatGPT e a outras IAs na sala de aula para a experimentação e o desenvolvimentos de novas formas de pensar a realidade.
Para Emerson Reis, a mudança faz parte da vida e, embora o novo gere dificuldades, é preciso entender e se adaptar às mudanças, como a utilização crescente da inteligência profissional. “O mundo é mudança e aprender é ainda mais necessário com as novas tecnologias disponíveis. O ser humano precisa se encaixar a elas e continuar fazendo a diferença”, disse.
Para o presidente da ACI, a IA auxilia as empresas a melhorar ao atendimento, a eficiência e a produtividade, entre outros benefícios. Na educação, que é prioridade para o desenvolvimento econômico e a qualidade de vida, o impacto também é positivo. “Quanto mais a IA avançar, mais produtivo seremos e a maior será o tempo para a interação entre as pessoas, haja visto que a tecnologias farão as atividades principais e mais tempo disponível as pessoas terão para relacionar-se”, justificou.