Inscrições para Missão Empresarial Texas 2022 se encerram nesta segunda-feira

Por ACI: 17/12/2021

As empresas associadas à ACI e outras interessadas em participar da Missão Empresarial ao Texas, que será realizada de 20 a 30 de março, em parceria com a Câmara Texana de Comércio no Brasil, têm até a próxima segunda-feira, dia 17, para fazerem suas inscrições.

De acordo com o presidente da Câmara Texana, Max Paul, que participou, em dezembro, de transmissão on-line com dirigentes da ACI e empresários da região, a confirmação até esta data é necessária para que possam ser feitos os procedimentos relacionados ao governo texano e a outros agentes envolvidos na missão, bem como as reservas de hotel.

O objetivo da missão é conhecer as potencialidades econômicas do Estado do Texas para a geração de novos negócios em diversas áreas, envolvendo tanto instalação de escritórios, centros de distribuição ou unidades fabris no Texas quanto a importação de produtos por parte de empresas do Vale do Sinos.

O grupo terá de 15 a 20 participantes, com limite de dois participantes por empresa. Além de sócios da ACI, outras empresas e representantes do poder legislativo estadual e federal devem participar da missão, que também desperta interesse de empresários de outros estados.

O Texas é o segundo maior estado dos Estados Unidos, com 30 milhões de habitantes e PIB de US$ 1,9 trilhão, e pode ser uma porta da entrada no atrativo mercado norte-americano. Além disso, a carga tributária local está entre as mais baixas do país e a qualidade de vida é elevada.

O estado possui economia diversificada e em pleno crescimento há vários anos seguidos e é o que oferece os melhores incentivos à instalação de empresas. As áreas de saúde, construção civil, automação industrial, alimentação e ensino estão entre as que oferecem excelentes oportunidades de negócios e recebem atenção especial por parte do governo texano, que pode vir a subsidiar parte dos projetos considerados estratégicos.

Localizado no sul dos Estados Unidos, o Texas possui uma ampla estrutura de rodovias, ferrovias e portos que permite cobrir todo o território norte-americano rapidamente. Pelo Aeroporto de Houston, passam anualmente 51 milhões de passageiros.

Os negócios entre Brasil e Texas totalizaram US$ 13 bilhões em 2020. As operações foram realizadas principalmente através do Porto de Houston, que é o que recebe o maior número de contêineres vindos do Brasil.

A região que será visitada pela missão brasileira compreende as cidades de Houston, Austin e San Antonio que, juntamente com Dallas–Fort Worth, integra o chamado TexasPlex. Trata-se de uma região que concentra 80% da população texana, é uma das mais desenvolvidas dos Estados Unidos e possui um ambiente amplamente favorável aos negócios.

A base da missão será em San Antônio e o roteiro inclui visita a um hub de inovação, encontros com autoridades municipais e estaduais e dois dias de capacitação na Universidade do Texas para elaboração de plano de negócios, entendimento do sistema tributário local e identificação do modelo de negócios mais adequado, entre outras atividades.

“Vai ser um período de muito aprendizado, uma espécie de MBA em internacionalização em dez dias, e teremos excelentes conexões com autoridades municipais e estaduais do Governo do Texas”, afirma o presidente da ACI, Diogo Leuck, que está à frente da coordenação da missão.

“Permitam-se conhecer e interagir, durante a missão, com os próprios agentes locais que vão poder ajudar a tornar as suas ideias em novos negócios, dentro da maior economia do mundo, utilizando-se de uma aterrissagem suave num estado que é o mais interessante para geração de negócios”, enfatiza Max Paul.