Inscrições abertas para empresas-âncoras no Startup Lab Ciclo 2025/02
Estão abertas até 03 de outubro as inscrições de empresas-âncoras no programa Startup Lab - Ciclo 2025\02 – Região Metropolitana e Litoral Norte, que devem ser efetuadas através deste endereço: https://forms.gle/pdoHG8JWqyNJnvWc9
O Startup Lab é um programa de inovação aberta, promovido pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, que conecta grandes empresas ("empresas-âncora") a startups e grupos de pesquisa para encontrar soluções inovadoras para desafios específicos.
“Nossa proposta é encontrar soluções inovadoras juntos, de baixo custo, aproveitando a força da tecnologia gaúcha”, afirma Suelen Schwertner, gestora de inovação e tecnologia da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologio do Rio Grande do Sul (SICT).
Inovação aberta
Por meio de ações e práticas de inovação aberta, o Startup Lab busca potencializar o crescimento da região e a articulação entre universidades, comunidade, governo e empresas. No Ecossistema Regional de Inovação da RMLN, o programa é gerido pelo Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia da Feevale, e conduzido por Aline Oliveira e Silva Iahnke, gestora de inovação e tecnologia. O projeto é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e tem duração de 24 meses.
Os ciclos anteriores já tiveram a participação de empresas como Ambev, Elevato, HT Micron, Lebes, Santa Casa, Sicredi Caminho das Águas, Sultécnica e Unicred. Desafios de cada empresa foram trabalhados por meio de dinâmicas presenciais e mentorias individuais para, então, serem divulgados. Mais de 50 startups de todo país propuseram soluções aos desafios.
Saiba mais
O grupo liderado pela Universidade Feevale ainda conta com uma rede de parceiros que inclui Universidade Federal do Rio Grande – câmpus Santo Antônio da Patrulha (Furg-SAP), FlokiSys, Go19 Tech & Innovation, Vibmaster Monitoramento de Condição, Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos (ACI-NH/CB/EV/DI), Associação dos Municípios do Vale Germânico (Amvag), i51 Instituto (Porto Alegre/Capão da Canoa), Sindicato das Indústrias Metal-Mecânicas e Eletro Eletrônica (Sindimetal RS) e Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores (Sindipeças RS).