Iniciativa de ACI, Consepro e DGT Tecnologia, Cidade Segura reforça videomonitoramento
Por ACI: 05/08/2025
A segurança pública de Novo Hamburgo ganhou reforço no mês de julho. Com a expansão do programa Cidade Segura, novas câmeras de monitoramento foram instaladas em pontos estratégicos da cidade, em alinhamento com os órgãos de segurança. O mais recente foi na esquina da Avenida Maurício Cardoso com a Rua Gomes Portinho.
O programa é resultado de uma parceria entre a Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom, Estância Velha e Dois Irmãos, o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública de Novo Hamburgo (Consepro NH) e a DGT Tecnologia.
Desenvolvida pela DGT, a tecnologia do Cidade Segura contempla câmeras de monitoramento de alta resolução que operam 24h, cujas imagens são gravadas em nuvem e podem ser acessadas por órgãos de segurança, se necessário, a qualquer momento. A tecnologia ainda une câmeras com inteligência artificial e sistemas sensoriais de iluminação giratórios, tudo instalado em poste plotado de 3 metros de altura.
Segundo o presidente do Consepro NH, Daniel Antônio de Campos, a instalação faz parte do reforço de vigilância em regiões de alta circulação e de importância comercial. Para ele, os benefícios para a comunidade são diretos e impactam na inibição de crimes e ações suspeitas, apoio às forças de segurança em investigações e reforço da sensação de segurança para moradores e comerciantes.
CEO da DGT Tecnologia, Lucas Arruda explica que o equipamento conta com tecnologia de ponta, capaz de captar imagens em alta definição, realizar leitura de placas veiculares e identificar padrões de movimentação. “As imagens são transmitidas em tempo real para os sistemas de segurança do município, permitindo ações rápidas por parte da Guarda Municipal, Brigada Militar e Polícia Civil, sempre que necessário”, expõe.
Para Arruda, esta solução representa o compromisso da comunidade com o bem-estar coletivo. “Ela foi instalada graças à doação de empresários locais que acreditam na força da colaboração para tornar Novo Hamburgo um lugar mais seguro.”
Além da Avenida Maurício Cardoso, outros locais, como a Avenida Primeiro de Março, Rua Joaquim Pedro Soares, Fenac, entornos de escolas e áreas comerciais já contam com equipamentos, que vêm sendo gradativamente expandidos. De acordo com Campos, a projeção é seguir ampliando o projeto e firmar novas parcerias com empresas e entidades no município. A estimativa é que com 200 câmeras toda cidade esteja cercada. Desde o início do programa, em outubro do ano passado, os equipamentos já foram instalados em mais de 70 locais.
Parceria
De acordo com o diretor executivo da ACI, Fauston Saraiva, a entidade idealizou o programa Cidade Segura para incentivar a adesão dos associados. Em contrapartida, a cada dez associados da ACI que investem no sistema, a DGT doa um para o Consepro NH, que em parceria com as forças policiais escolhe um ponto a ser instalado gratuitamente. “Nós acreditamos que melhorou e estamos firmes para continuar com esse projeto e melhorar cada vez mais. Até porque para nós onde há segurança há desenvolvimento”, afirma Saraiva. (Fonte: Paola Altneter/Jornal NH)