Indústria de calçados deve comprometer sua produção até o final do ano com feira especializada na próxima semana, em Gramado

Por ACI: 19/05/2022
Negociação SICC 2019 - Crédito Dinarci Borges

A expectativa é de um grande volume de negócios nos três dias de feira, em Gramado (RS).

O setor calçadista brasileiro vive um momento muito bom. Indicadores como aquecimento do mercado interno com a procura do consumidor por novos produtos nas lojas físicas ou online, exportações batendo recordes, como neste último mês de abril com uma receita 75,4% maior do que no mesmo mês do ano passado, com aquecimento também nos índices de empregos, fechando o primeiro trimestre do ano com a criação de quase 18 mil vagas no país, apontam para uma situação ímpar de crescimento.

Tudo isto deve ter reflexos importantes e positivos na próxima semana, em Gramado (RS), quando acontece a maior feira de calçados do Brasil. “Acreditamos que vamos assistir um dos momentos históricos do setor, uma retomada que marca um novo tempo”, diz Frederico Pletsch, diretor da Merkator Feiras e Eventos, promotora do SICC – Salão Internacional do Couro e do Calçado que acontece na próxima semana em Gramado, no Centro de Eventos do Serra Park, de 23 a 25 de maio. A feira tem 250 expositores, 1.400 marcas e espera receber nos três dias do evento 12 mil visitantes, especialmente lojistas, importadores e profissionais do setor. O SICC comercializa a coleção primavera/verão, responsável por cerca de 70% da produção anual do setor.

O presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas, João Batista Vargas de Souza, projeta uma feira com uma movimentação comercial sem precedentes. Segundo ele, quase todos os setores da economia estão com alguns gargalos, devido a desaceleração das atividades na pandemia e, portanto, o lojista quer garantir seus estoques desta coleção primavera/verão até o final do ano. “Acredito que as vendas serão bem fortes e todos os lojistas vão querer ter produtos e novidades para atrair seus clientes”, diz Souza. Ele acredita que esta realidade será assim até a cadeia toda se recompor. “Por isto, estou imaginando uma feira bem peculiar”.  Também o presidente do Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Erno Luis Fey, diz que “estamos vendo o mercado renascer e com ele os negócios de todo este nosso segmento”. Assim, ele tem uma expectativa positiva para a feira. Também aposta em vendas bem longas, até o final do ano. “As pessoas estão felizes com o retorno dos encontros, dos eventos e isto significa que o consumo vai retornar”, frisa o líder sindical.

IMPORTADORES -Além do varejo nacional, a Merkator Feiras e Eventos, empresa promotora do SICC, vai receber cerca de 200 compradores internacionais que estão ávidos pela produção local. As exportações brasileiras de calçados seguem a mesma tendência de alta do mercado interno. Os importadores são oriundos de cerca de 30 países de quatro continentes. Na indústria brasileira, mais de 100 empresas, expositoras da feira, já se inscreveram para participar do projeto, Grupo de Importadores, que oferece negociações exclusivas com os fabricantes nacionais.

ESTAÇÃO 3 DIGISPACE - O SICC tem muitas faces e muitas atrações. O espaço conceitual Estação 3 Digispace prepara uma verdadeira imersão na contemporaneidade digital com muitos ambientes que favorecem as conexões através de diversas situações O ambiente vai oferecer visibilidade privilegiada para marcas brasileiras com uma dinâmica nova, explorando muitas sensações, dando oportunidades para as pessoas se concectarem em cenários especiais com seus clientes e seus consumidores. Vão estar à disposição dos visitantes quatro cenários temáticos para a produção de conteúdos: My Trends, On Road, So Funny e Summer Vibes.

ONNO PLACE - A Estação 3 Digispace vai abrigar também a ONNO Place, o market place inédito em feiras setoriais no país. É um ambiente coletivo que soma as tecnologias contemporâneas como realidade virtual, realidade aumentada e vai proporcionar uma imersão ao Metaverso. A ONNO Place é uma experiência omnichannel que propõe aos lojistas e aos compradores a integração do físico com o digital dentro de um evento profissional. Esta loja online terá “gifts” dos expositores para incentivar as compras e aumentar o fluxo de movimento de lojistas aos estandes.

Emerkator TALKS- A Merkator Feiras e Eventos organizou um palco para a apresentação de temas como finanças, tecnologia, sustentabilidade e comportamento para os visitantes da feira com o objetivo de oferecer novas perspectivas para as marcas do varejo e da indústria. A maior atração será Thiago Nigro, O Primo Rico e autor do livro “Do Mil ao Milhão”, com a palestra a “Máquina do Tempo”. Além dele,o eMerkator Talks terá uma série de personalidades do mundo da moda, do varejo, e do empreendedorismo. Consulte a programação completa neste link:  www.sicc.com.br/emerkatortalks

PROMOTORA - A Merkator Feiras e Eventos tem a parceria das seguintes entidades: Sindicato da Indústria de Calçados de Estância Velha, Sindicato da Indústria de Calçados de Ivoti, Sindicato da Indústria de Calçados de Igrejinha, Sindicato da Indústria de Calçados de Novo Hamburgo, Sindicato da Indústria de Calçados de Parobé, Sindicato da Indústria de Calçados de Sapiranga e Sindicato da Indústria de Calçados de Três Coroas.

O quê: SICC- Salão Internacional do Couro e do Calçado
Quando: de 23 a 25 de maio de 2022
Onde: Pavilhões do Serra Park, em Gramado (RS)
Expositores: 250 indústrias