IBTeC finaliza 2025 com resultados positivos e consolidação de sua posição como hub de compartilhamento de conhecimentos

Por ACI: 22/12/2025

O ano de 2025 foi um dos mais produtivos da última década para o Instituto Brasileiro de Tecnologia do Couro, Calçado e Artefatos - IBTeC. Além de ter superado as metas de resultados financeiros nos seus setores de prestação de serviços, a instituição comemora a conquista do protagonismo como hub de compartilhamento de conhecimentos. Através do Happy Hour com Tecnologia, e do Forum IBTeC de Inovação, a instituição teve a participação de 34 palestrantes e cerca de 1200 participantes inscritos ao longo do ano. A performance supera todas as expectativas e coloca a instituição como um hub de ligação entre empresas de vários segmentos, discutindo temas como inovação, sustentabilidade, inteligência artificial, indústria 4.0, tendências de mercado, entre outros. As pesquisas de satisfação feitas entres os participantes destas atividades e clientes usuários dos serviços do Instituto comprovam a assertividade nestas duas atividades.

 Além do calendário fixo de atividades abertas ao público, o IBTeC mantém intensa agenda de cursos fechados, coordenados por suas equipes de técnicos, para orientar os clientes e associados em diferentes aspectos técnicos de suas atividades.

Para o ano de 2026 a grande novidade será a instalação de tecnologia digital no salão de eventos do Instituto. O objetivo é qualificar ainda mais os eventos da instituição e dos clientes que locam o espaço, “e apresentar um ambiente com tecnologia digital para que nossos palestrantes tenham mais qualidade para suas apresentações”. A nova aquisição será instalada ainda no mês de janeiro, e já estará disponível em fevereiro, para a primeira edição do Happy Hour com Tecnologia do ano.

INVESTIMENTOS NOS LABORATÓRIOS

Com um total de 130 colaboradores diretos, entre funcionários, estagiários e externos, o Instituto teve no ano de 2025 o direcionamento de valores expressivos para ampliar e qualificar seus laboratórios de ensaios. O Laboratório de Substâncias Restritas, que tem em seu foco especialmente os fabricantes de calçados e EPIs para exportação, foi um dos setores que recebeu maior atenção em investimentos ao longo do ano. O presidente executivo, Dr. Valdir Soldi, explica que “este ano fizemos uma renovação importante em nossos equipamentos, e aumentos nosso escopo, para expandir nossa atuação, e os resultados já confirmaram a assertividade nestas decisões”.

 Para 2026, a expectativa é colocar em funcionamento um novo laboratório - a instituição aguarda a liberação do INMETRO para oferecer o Laboratório de Proteção Facial, voltado à segurança dos olhos.

CONSOLIDAÇÃO DO OCP-IBTeC

Uma das conquistas mais importantes do Instituto ao longo de 2025 - Organismo de Certificação de Produtos (OCP), que está completando 20 meses de funcionamento. O Organismo, que se tornou realidade em maio de 2024, tem como objetivo apoiar os fabricantes de vestimentas de segurança, luvas de uso profissional e calçado de segurança que precisam certificar seus produtos.  O Organismo é acreditado pela Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro sob o número OCP 0184, para atender a certificação de produtos regidos pela Portaria MTP n.º 672, de 08/11/21, para o Anexo F - Equipamentos de Proteção Individual tipo vestimenta.

Um Organismo de Certificação de Produtos (OCP) é uma entidade acreditada pela Coordenação Geral de Acreditação do INMETRO que avalia e verifica se um determinado produto atende a padrões específicos de qualidade, segurança e conformidade. A Certificação de Produtos é o processo pelo qual um organismo independente, avalia e confirma que um produto atende a requisitos ou regulamentos específicos, garantindo que os mesmos ofereçam um nível mínimo de desempenho, conformidade e segurança com normas específicas.

Com atuação nacional, o OCP-IBTeC atende empresas que buscam na instituição o serviço de avaliação da conformidade para a certificação de seus produtos – visto que a Portaria MTP n.º 672, alterou a forma como as empresas de EPIs solicitam o Certificado de Aprovação junto ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) para comercializarem seus produtos.

O OCP-IBTeC diferencia seus serviços pela agilidade, proporcionada por uma equipe focada e qualificada na certificação de EPIs.

Fonte/Associada: IBTeC

Receba
Novidades