Histórias distintas, focos semelhantes: Talk Show reuniu empresárias do Vale do Sinos na ACI
Por ACI: 11/03/2016
Novo Hamburgo/RS – Desafios, trajetórias, conquistas. Três histórias distintas, mas com propósitos muito semelhantes. As empresárias Catarina Lúcia Schnorr Kayser, diretora da Katy Calçados; Lisiane Kunst, diretora executiva da Artecola Química; e Lorena Müller. diretora da Choice Treinando Jovens Líderes, foram as debatedoras do Talk Show promovido quinta-feira (10) pelo Comitê de Mulheres Empreendedoras da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha.
Tendo como mediadora a diretora superintendente da Metalúrgica Daniel, Débora Oppitz Giacomet, o Talk Show: Mulheres Empreendedoras = Família + Carreira + Sucesso, alusivo ao Dia Internacional da Mulher, contou com momentos de afinidades nas trajetórias explanadas, embora cada uma tenha sua história direcionada para focos diferentes. “A participação da mulher no mercado cresceu muito nos últimos anos e tem sido, dia a dia, uma demonstração de que é possível conciliar a vida profissional com a pessoal. As conquistas são muitas e o reconhecimento profissional também”, salientou Débora Giacomet.
Para Lorena, que atua com treinamentos para formação de lideranças, trabalhar com a alma, com amor pelo que se faz, é o grande segredo do sucesso. “Este amor pelo meu trabalho me fez suportar perdas, seguir em frente, conquistando uma paz que me permite hoje ter ausência de conflitos internos. A mulher está tendo um papel importantíssimo na sociedade e, por isso, precisa valorizar-se cada vez mais”, pontua ela.
Catarina, a caçula de uma família com 11 irmãos, afirma que a essência de sua infância foi valorizar tudo que estava à sua frente. “Amo lidar com pessoas e a família é a base de tudo. A partir desse conceito, não acredito que uma empresa dará certo, se não valorizar seus funcionários”, relata, complementando que, sempre com a parceria do marido, seus quatro filhos já atuam no empreendimento que possui duas lojas virtuais que estão conquistando o mercado, além das presenciais.
Já Lisiane deu início à sua atuação profissional aos 17 anos. Trabalhou dois anos na área de Recursos Humanos. Mas a empresa da família necessitava de alguém para a área financeira. “Sempre adorei matemática e trabalhar com equipes, e acabei entrando neste setor”, destaca ela. Durante 20 anos passou por todas as áreas financeiras da empresa, chegando à diretoria. Em 1997, com o início da internacionalização do grupo, foi aprender espanhol. Alguns anos depois, recebeu como desafio do Conselho de Administração evitar o fechamento da filial na Argentina. “Com quatro filhos pequenos, enfrentei este momento e fui em frente. Os fortes laços familiares me deram suporte emocional para não desistir. E foi uma vitória”.
Durante o bate-papo final do Talk Show, a mediadora ressaltou pontos que fizeram a diferença na trajetória das três empresárias, citados pelas debatedoras: conhecimento, visão sistêmica, preparação, credibilidade, trabalho em equipe, desafio, transparência e respeito.
O patrocínio do Talk Show foi da Estrelatur Turismo e TAG de LUX Moda Sustentável, com apoio de Duarte Benetti Contabilidade, O Boticário, Paulo Sperb Corretora de Seguros, Vivar Slepp Center – Novo Hamburgo e Vike Centro auditivo. O Comitê de Mulheres Empreendedoras da ACI tem a coordenação da empresária Jessica Benetti de Oliveira. O evento foi aberto pelo presidente da entidade, Marcelo Clark Alves, e pela vice-presidente de Serviços, Tanha Lauermann Schneider.
De Zotti – Assessoria de Imprensa
Fotos: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 11/03/2016