Gerente da Lojas Renner garante que a sustentabilidade agrega valor ao negócio

Por ACI: 25/07/2013

Jair Kievel palestrou durante o Prato Principal da ACI na quinta-feira

Novo Hamburgo/RS - "Sustentabilidade é algo que agrega valor ao negócio, com certeza. Hoje, aquelas empresas que não têm preocupação com as questões socioambientais para se perpetuar, estão fadadas a fechar. É um caminho sem volta e precisamos fortalecê-lo sempre". Com estas afirmações o gerente sênior de Sustentabilidade e de Gestão de Fornecedores da Lojas Renner S.A, Jair Kievel, palestrou aos empresários durante o Prato Principal promovido pela Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Novo Hamburgo, Campo Bom e Estância Velha, na quinta-feira (25).

Trabalhando na Lojas Renner desde setembro de 2007, foi contratado para implantar o Programa de Sustentabilidade e Responsabilidade Social da Companhia. Tem como meta levar a empresa a ser reconhecida como socialmente responsável e comprometida com as gerações futuras, principalmente na redução da emissão de gases do efeito estufa resultante de suas operações. No campo social, Kievel criou, em junho de 2008, o Instituto Lojas Renner que é o responsável por direcionar e gerir o investimento social da empresa. O Instituto busca a inserção da mulher no mercado de trabalho, por meio de apoio a projetos de capacitação e geração de emprego e renda nas comunidades onde atua. Inclusive, já foi uma das parceiras da Fundação Semear, organização de responsabilidade social da ACI que teve Kievel como seu primeiro gerente executivo. "Foram sete anos e meio e tenho muito orgulho de afirmar que a Semear foi a primeira fundação de origem comunitária empresarial a ser implantada no Brasil", lembrou ele.

Antes de ingressar na Lojas Renner, segunda maior varejista de moda no Brasil, Kievel ocupou a gerência de comunicação e responsabilidade social da empresa Calçados Azaléia e também atuou no escritório da organização Kindernothilfe (Alemanha), no Brasil. Graduado em Teologia e Administração de Empresas, com especialização em captação de recursos para programas sociais e culturais, desde 1999 faz parte da Rede AVINA, que congrega líderes em toda a América Latina que buscam construir vínculos e desenvolver ações para o desenvolvimento sustentável.

"O conceito de responsabilidade social vem evoluindo nos últimos anos, com o desejo de interagir com a sociedade. O investimento social gera emprego e renda, sendo incorporado, atualmente, por todas as grandes companhias que buscam a sustentabilidade. É preciso estarmos atentos aos nossos fornecedores, que, em grande parte, são micro e pequenas empresas, potencializando valores de estruturação social e ambiental e fortalecendo-os para que continuem crescendo. Eles fazem parte da cadeia de produção, portanto têm interferência direta em nossos negócios", complementa Jair Kievel.

Primeira corporação brasileira com 100% das ações negociadas em bolsa e listada no Novo Mercado, grau mais elevado dentre os níveis diferenciado de governança corporativa da Bolsa de Valores, Mercadorias e Futuro (BM&FBovespa), sendo composta por 90% de investidores internacionais e 10% brasileiros, a Lojas Renner emprega mais de 14 mil colaboradores. "Foi um modelo inovador para a época", ressalta Kievel ao exemplificar que, atualmente a empresa possui mais de 200 lojas no Brasil, com sede em Porto Alegre. "E nosso planejamento é chegar em 2021 com 400 lojas no país", garante. Seu público alvo prioritário são mulheres de 18 a 39 anos, na faixa de consumo média e média-alta, com forte poder de decisão de compra.

O Prato Principal teve o patrocínio da Cigam Software Corporativo, Estrelatur Turismo, e Sicredi - Gente que Coopera Cresce, com apoio do Hospital Regina - Ciência e Fé pela Vida, e colaboração de Cavian Arts Promocionais e dos Sucos Petry.

De Zotti - Assessoria de Imprensa
Foto: Fábio Winter & Lu Freitas
Em 25/07/2013

Receba
Novidades