Fimec inicia com otimismo do setor coureiro-calçadista

Por ACI: 09/03/2022

Maior feira do setor coureiro-calçadista na América Latina segue até quinta-feira (10), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS

Na tarde desta terça-feira (08), aconteceu a solenidade de abertura da 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes), reunindo autoridades e entidades do setor coureiro-calçadista. Na feira, o público pode conferir lançamentos de produtos, tecnologias e serviços, proporcionando o ambiente ideal para networking, prospecção e fechamento de negócios. O evento segue até quinta-feira (10), na Fenac, em Novo Hamburgo/RS.

Durante a abertura oficial, o Governador em exercício do Estado, Ranolfo Vieira Júnior, destacou a força da Fimec. “Uma feira que está em sua 45ª edição já fala por si só. Aqui estamos vivenciando uma sensação de retomada em um ambiente de otimismo, após dois anos de uma pandemia que alterou a rotina de todos os setores”, contextualizou. “Que seja uma feira de excelentes negócios!”, desejou Ranolfo.

Já o diretor-presidente da Fenac, Marcio Jung, destacou o momento positivo do cluster. “O setor do couro e do calçado está passando por um período extraordinário. Eu não me recordo de ter vivido um momento assim, de tão alta demanda para a capacidade produtiva do setor”, comemorou Jung. Ele ainda destacou que uma das certezas do cenário atual é a migração da produção do Oriente para o Ocidente, buscando atender a demanda mundial de calçados. “Com isso, precisamos melhorar processos, precisamos de mais terceirização de mão de obra, parques fabris melhores equipados, com máquinas mais eficientes e mais tecnologia”, reforçou. Jung ainda projetou que a Fimec 2022 será uma feira de respostas. “Diante deste cenário, a grande pergunta é: nós vamos atender uma demanda momentânea? Ou vamos nos preparar para obter uma perenidade e solidez no fornecimento mundial? Esta resposta vocês encontrarão ou começarão a encontrar nos próximos dias de Fimec”, finalizou.

Ainda na solenidade, a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, falou sobre a importância desta renomada. “Sou nascida e criada aqui na cidade de Novo Hamburgo e tenho um carinho imenso pela setor coureiro-calçadista. Ficarmos dois anos sem as feiras da Fenac e foi muito difícil”, destacou a prefeita.

Expositores e visitantes em busca de negócios

Para os expositores desta edição, o sentimento é de otimismo com o setor. Carla Haag, diretora executiva da Cofrag, explicou que a expectativa é positiva. “Esta retomada da Fimec presencial é um momento muito importante e esperado por todos, pois marca uma reaproximação com os clientes”, destacou. Para este ano, a empresa tem a expectativa de crescer de 10 a 15%. “O primeiro dia de feira está sendo positivo, pois grandes clientes já vieram conversar conosco e a expectativa é muito positiva”, projetou a diretora executiva, lembrando que a marca participou de quase todas as edições da feira.

Da mesma forma, a Sazi Máquinas avaliou de forma positiva a retomada da feira e do setor. “Em geral os clientes estão com bastante produção e demanda, por isso acreditamos em uma retomada forte do setor. As metas são bem audaciosas, não só para a feira como para o ano”, projetou Fernando Dienstmann, coordenador comercial da empresa. Para a marca, o primeiro dia de feira reuniu um público qualificado. “O estande está cheio desde o início da feira. Estamos atendendo vários clientes, alguns que já conhecemos e outros novos”, relatou Dienstmann, afirmando que a marca apresenta máquinas que são novos conceitos para a indústria do calçado.

Já entre os visitantes deste primeiro dia estava Erica Montalvo, empresária do setor calçadista na Bolívia, relata que esta é sua primeira participação na Fimec. “Estou em busca de máquinas, componentes e tudo que é necessário para fazer um calçado de qualidade. Sou empresária há 5 anos e produzo produtos para homens, mulheres e crianças. A Fimec está sendo incrível e tenho certeza que voltarei para a Bolívia com excelentes negócios!”, relatou.

Atrações para proporcionar experiência e conhecimento aos visitantes

Durante os três dias de feira, a Fimec ainda reunirá diversas atrações. O Fórum Fimec, evento com palestras e debate que apresenta assuntos atuais e oportuniza conexões, acontecerá nesta quarta-feira (09), das 14 às 17 horas. O Fórum terá palestras nacionais e internacionais, além de um debate sobre o mercado, reunindo as seguintes temáticas: moda sustentável brasileira, mercado americano de calçados, inovação e sustentabilidade em adesivos e sourcing mundial de calçados. Os interessados em participar do evento poderão se inscrever no local. Já a Fábrica Conceito é um espaço que mostra a produção de calçados em tempo real, com o objetivo de apresentar ao visitante a aplicabilidade dos processos tecnológicos e produtos expostos no evento. Neste ano, a Fábrica está focada em duas questões fundamentais para as indústrias de calçados: sustentabilidade ambiental e soluções para a transformação dos parques industriais do setor para o conceito de Indústria 4.0.

Outra atração é o Estúdio Fimec, que busca trazer a visão do consumidor aos produtos e matérias-primas apresentados, com tendências que proporcionam um direcionamento para as criações dos visitantes. Nesta edição, o espaço aborda os temas de sustentabilidade e digitalização. Em nova localização, o Estúdio deste ano está situado na entrada da feira, dando as boas-vindas ao público, junto ao Salão Nobre.

SERVIÇO

Evento: 45ª Fimec (Feira Internacional de Couros, Produtos Químicos, Componentes, Máquinas e Equipamentos para Calçados e Curtumes)
Data: 08 a 10 de março 2022
Horário: 13 às 20 horas
Local: Fenac | Acesso exclusivo pelo novo SALÃO NOBRE: Av. Nações Unidas, 3025 – Bairro Ideal – Novo Hamburgo/RS, Brasil
Credenciamento: antecipe o credenciamento pelo site. Credenciamento gratuito para profissionais do setor. Feira profissional, proibido o acesso de menores de 16 anos.
Realização: Fenac Experiências Conectam
Patrocínio: Covestro, Sicredi Pioneira e Transduarte
Apoio: Abicalçados, Abiacav, Abqtic, Abrameq, ACI-NH/CB/EV, Aicsul, Assintecal, CICB, Fiergs, IBTeC e Sebrae/RS.
Mais informações: acesse www.fimec.com.br e as redes sociais: www.facebook.com/FeiraFimec e www.instagram.com/feirafimec.

Crédito fotos: Diego Soares/Talenttare

Fonte/Associada: Talenttare/Fenac

Receba
Novidades